Index Labels

Dança em destaque na nova temporada do Teatro Viriato

. . Sem comentários:
Uma forte presença da dança, com três estreias e espetáculos comemorativos dos 40 anos da Companhia Nacional de Bailado, marca a programação, para esta temporada, do Teatro Viriato, de Viseu, que foi hoje apresentada.

A diretora do Teatro Viriato, Paula Garcia, destacou a nova criação do grupo Dançando com a Diferença, que é dirigido por Henrique Amoedo. A peça, intitulada "Doesdicon", tem apresentações marcadas para 26 e 27 de maio.

"Foi uma encomenda feita pelo grupo do Henrique Amoedo à coreógrafa Tânia Carvalho, que está com uma projeção internacional muito importante neste momento", disse Paula Garcia, lembrando que o Teatro Viriato acompanha há vários anos o trabalho desta coreógrafa.

Para 09 de junho, está marcada a estreia do espetáculo "Um solo para a sociedade", de António Cabrita e São Castro, que são os novos diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro.

Segundo Paula Garcia, trata-se de "uma peça que está muito em sintonia com aquilo que tem sido um tema transversal da programação do Teatro Viriato para este ano: o questionamento do indivíduo em sociedade, a vivência do indivíduo".

"Propõem-nos um solo muito íntimo, com a plateia em palco", avançou, explicando que os coreógrafos fizeram este fim de semana a audição para o intérprete e vão começar os ensaios em maio.

O Teatro Viriato vai também apresentar, em primeira mão, a 02 de junho, um episódio da série documental "Portugal que dança", que será exibida na RTP2.

Paula Garcia explicou que se trata de uma série sobre os vários coreógrafos portugueses, sendo o episódio apresentado em Viseu centrado em António Cabrita e São Castro.

Viseu vai ser uma das cidades por onde passará o programa de comemoração dos 40 anos da Companhia Nacional de Bailado.

Nesse âmbito, será apresentada no Teatro Viriato, a 17 de junho, a peça "A perna esquerda de Tchaikosvski", encenada por Tiago Rodrigues, que "conta com uma bailarina em final de carreira e com o pianista e compositor Mário Laginha".

A 07 de julho é proposto o trabalho de quatro coreógrafos - Olga Roriz, Vasco Wellenkamp, William Forsythe e Ohad Naharin - encerrando assim a temporada.

No que respeita ao teatro, Paula Garcia destacou a estreia do novo espetáculo do K Cena - Projeto Lusófono de Teatro Jovem, que será apresentado de 20 a 22 de abril, baseado na obra "Ubu Rei", de Alfred Jarry, escritor do simbolismo francês.

A diretora do Teatro Viriato avançou que, numa próxima edição, este projeto lusófono contará também com a parceria dos teatros nacionais S. João e D. Maria II.

O regresso do Teatro Praga, com o espetáculo "Despertar da Primavera" (a 05 de maio), e "Pasta e Basta", criado por Giacomo Scalisi, Miguel Fragata e Afonso Cruz, que será apresentado ao ar livre, na Quinta de Lemos (de 08 a 11 de junho), são outros destaques da programação.

Também o grupo de percussão Drumming regressará ao Teatro Viriato, para apresentar o espetáculo "Mares", a 13 de maio.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE