Index Labels

Deslocações: as artes performativas chegam hoje ao Porto

. . Sem comentários:
Deslocações diz respeito ao modo como as artes performativas tratam acontecimentos que inscrevem cicatrizes na História. Arranca este fim-de-semana, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

Um dos focos de programação do Teatro do Campo Alegre, no Porto, intitula-se Deslocações e diz respeito ao modo como as artes performativas tratam acontecimentos que inscrevem cicatrizes na História. Não admira que arranque este fim-de-semana com artistas originários de países assolados pela guerra.

Do Ruanda, que viveu um genocídio em 1994, vem Dorothée Munyaneza, que evoca a sua infância em clima violento através do teatro, da dança e da música. Da Síria chega Mithkal Alzghair, que trabalha sobre a identidade do seu povo, formada sob domínio colonial.

O público pode descobrir os percursos de ambos participando num workshop (dia 3, às 18h30), assistindo a filmes (dia 4, às 18h30) ou participando no encontro Registo e Refúgio (dia 4, das 15h às 17h), moderado pelo jornalista Pedro Santos Guerreiro e que junta os dois artistas, Isabel Galvão, professora do Conselho Português para os Refugiados, e Golgona Anghel, escritora e investigadora.

O melhor do programa é, no entanto, ver os espectáculos.

Da ruandesa, há dose dupla: Samedi Détente, na sexta, dia 3, às 21h30 (seguido de conversa), uma coreografia (com ela e outros dois bailarinos) que confronta a fuga do país amado e o regresso a ele, e um concerto, no sábado, às 23h, em que mostra os seus dotes de cantora e compositora - já revelados em 2004, na banda sonora do filme Hotel Ruanda, de sua autoria.

De Mithkal Alzghair, Displacements (na foto), no sábado, 4, às 21h30, aborda a reconstrução da identidade a partir do corpo, cruzando a tradição folclórica síria com coreografias militares e imagens de contextos de guerra.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE