Index Labels

Dança Contemporânea: 'Terra Chã' em Estarreja e Bragança

. . Sem comentários:
'Terra Chã', a mais recente produção da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), que cruza dança contemporânea, cante alentejano e sonetos de Florbela Espanca, vai ser apresentada em Estarreja e em Bragança, em abril.

Os espetáculos vão decorrer a 02 e a 27 de abril, às 21:30, respetivamente, no Cineteatro de Estarreja, distrito de Aveiro, e no Teatro Municipal de Bragança, divulgou hoje a CDCE.

A obra "Terra Chã", com direção e coreografia de Nélia Pinheiro, explicou a companhia, surge de "uma abordagem do contemporâneo à linguagem sonora do cante alentejano", classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"Os sonetos de Florbela Espanca e as modas do cante alentejano estruturam a partitura dramatúrgica dos corpos em cena", acrescentou.

A coreografia, segundo a CDCE, "fala da expressão da terra, das vozes e expressão dos homens, da força que os une, do peso, da densidade do ar, do vazio, do silêncio, do grupo e da solidão, dos extremos e dos seus limites, dos amores e dos desamores".

Depois de apresentar este trabalho coreográfico no Festival Dance Umbrella 2016, na África do Sul, em março, a CDCE regressa aos teatros nacionais com os espetáculos agendados para abril, em Estarreja e Bragança.

Em Estarreja, além da atuação, a coreógrafa Nélia Pinheiro vai ainda realizar um workshop de dança dirigido à comunidade, também no dia 02 de abril, no cineteatro local.

"Terra Chã" é interpretada pela própria Nélia Pinheiro e também pelos bailarinos Gonçalo Andrade, Fábio Blanco, Ivanoel Tavares e Constança Sierra Couto.

A música é da autoria de Ólafur Arnalds, incorporando também modas de cante alentejano, e os figurinos são "assinados" por José António Tenente.

A CDCE é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes, com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE