Index Labels

Teatro Municipal do Porto organiza festival Dias Da Dança na Frente Atlântica

. . Sem comentários:
O Teatro Municipal do Porto apresentou hoje os destaques da programação para os primeiros seis meses do ano, nos quais se inclui a estreia do festival Dias Da Dança, em parceria com Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Em conferência de imprensa, o diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, lembrou que não existia um "grande festival de dança", pelo que se procurou pôr as três cidades da Frente Atlântica em contacto.

Desta forma, a programação do festival, que vai decorrer de 27 de abril a 08 de maio e inclui cinco espetáculos internacionais e 20 nacionais, promove a "deambulação dos públicos entre as três cidades", tendo os horários sido definidos com este objetivo em vista.

No total, a programação até julho do Teatro Municipal do Porto prevê a realização de 15 espetáculos internacionais e 13 de criadores da cidade, sendo 41 dos 77 eventos "estreias nacionais ou absolutas", como contabiliza o comunicado distribuído à imprensa.

O ano de 2016 tem como tema para o pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto "Ligação", algo que se vai aplicar no ciclo "Porto Best Of", que vai cruzar bandas históricas da cidade com novos artistas, começando a 09 de março com os GNR a revisitarem o álbum "Psicopátria", que assinala agora 30 anos.

Nos dias 29 e 30 de janeiro, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai estrear um programa de reportório, no que é a primeira estreia de um trabalho da CNB no Porto em 18 anos, segundo quer o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, quer Tiago Guedes.

A temporada de 2016 do Teatro Municipal do Porto inicia-se a 15 deste mês com "O grande livro dos pequenos detalhes", de Cláudia Gaiolas, Michel Blois, Paula Diogo e Thiare Maia, no grande auditório do Rivoli.

O Rivoli vai assinalar o 84.º aniversário com vários espetáculos no dia 23 de janeiro, como "Ha!", da marroquina Bouchra Ouizguen, ou "Partirtuur", único projeto até aqui de Ivana Müller para crianças, para além do concerto dos HHY & The Macumbas no subpalco do Rivoli e da exibição de vários filmes pela Casa da Animação, culminando com a festa de aniversário, no Passos Manuel, a partir das 23:59.

Rui Moreira realçou ainda a criação de uma pós-graduação em Dança Contemporânea pelo Teatro Municipal do Porto com a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, a iniciar-se em setembro deste ano e com a participação, enquanto professores, de vários coreógrafos cujas obras vão passar pelos palcos da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, que acumula o pelouro da Cultura desde a morte de Paulo Cunha e Silva, anunciou também que os dois espaços que compõem o Teatro Municipal do Porto receberam mais de 130 mil espectadores em 2015, com uma taxa de ocupação de 80%.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE