Index Labels

Crianças e jovens de Pombal assumem papéis principais no bailado Quebra Nozes

. . Sem comentários:
A Câmara Municipal de Pombal abre com música e dança o ano 2016, tendo investido no bailado Quebra Nozes, que irá juntar em palco do Teatro-Cine da cidade, no próximo domingo dia 3 de janeiro e em duas sessões já esgotadas, mais de uma centena de participantes, dos quais 50 são crianças e jovens de Pombal, Coimbra, Figueira da Foz e Leiria.

E são os meninos e meninas de Pombal, com idades compreendidas entre os 4 e os 25 anos, que vão assumir os papéis principais deste bailado.

Esta iniciativa, que movimenta há mais de um mês crianças e jovens de Pombal, tem como convidados e parceiros a AcroPombal, a Academia de Bailado Clássico Aveiro, a Academia Arabesque e a Sociedade Filarmónica Vermoilense, envolvendo um total de 110 participantes.

O Quebra Nozes, que sobe ao palco às 15 e 18 horas, apresenta-se como um projeto “pioneiro no concelho e no país”, já que “o seu elenco foi formado a partir de um casting dirigido às crianças e jovens estudantes de dança e teatro de Pombal”, refere a assistente de Direção Artística e Direção de Produção.

Segundo Kelly Lisboa, este projeto tem como principais objetivos “diminuir as assimetrias relacionadas à aproximação da população face às artes e cultura e oferecer às crianças e jovens da região a oportunidade de participar neste espetáculo e assim desenvolver as suas capacidades técnicas e artísticas, obtendo de forma gratuita acesso a produção e formação”. São ainda objetivos desta iniciativa “oferecer o contato com a obra clássica Quebra Nozes, vindo a estimular a pesquisa e por consequência o conhecimento do universo de aprendizagem do Ballet”. “Outro dos objetivos alcançados foi o desenvolvimento do trabalho em grupo e o intercâmbio de vários alunos de diferentes escolas e cidades, além de despertar o interesse, envolvendo as famílias destes jovens e aproximando-as do teatro”, explicou a diretora artística.

Com música de Pyotr Ilych Tchaikvosky, as coreografias do Quebra Nozes são da responsabilidade do bailarino brasileiro Álvaro Ribeiro que também assume a direção artística e coregráfica, e que está radicado em Portugal há oito anos. A assistente de Direção Artística e Direção de Produção é de Kelly Lisboa, natural do Brasil e professora de ballet e sapateado na Filarmónica Artística Pombalense, cabendo a direção cénica a João Alegrete.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE