Index Labels

Laura Viola de Valado dos Frades para o mundo

. . Sem comentários:
Começou a praticar a dança aos 3 anos, como muitas outras meninas. Com 12 anos, Laura Viola já pisou palcos de Nova Iorque e Paris e sonha ser uma das melhores bailarinas de sempre de ballet clássico e contemporâneo.

Com 12 anos, Laura Matos Viola é um exemplo de disciplina, coração e dedicação à sua maior paixão, a dança, que iniciou aos 3 anos.

O ballet clássico e contemporâneo são os sonhos perseguidos pela jovem valadense que já pisou palcos de Nova Iorque e de Paris, onde, entre várias dezenas de participantes, alcançou o top-12 clássico, tendo sido convidada, juntamente com o colega António Casalinho, a dançar no concurso ‘In Side International Dance Competition’, em Colónia, Alemanha.

A bailarina de Valado dos Frades está longe de ter um dia igual ao de muitas crianças. Começa as suas rotinas às 7:15 e termina por volta das 23 horas. Para não prejudicar os estudos ou o sonho, mudou-se para a escola Afonso Lopes Vieira, em Leiria, (estabelecimento que tem cooperado com a formação artística da Laura e de outros bailarinos da Academia Annarella), e assim ficar mais próxima da Academia Annarella, onde apura o sonho, todos os dias, até às 21 horas. Ao sábado a jornada é longa mas de inteira dedicação à dança, que começa às 9.30h e termina às 20h.

Apesar da azáfama, de dias como gente grande, Laura Viola é aluna disciplinada e de mérito. Faz os trabalhos de casa nos intervalos entre as aulas. Aproveita todos os bocados para estudar. O resultado é extraordinário. Foi aluna de quadro de mérito nos 4º, 5º e 6º ano de escolaridade. Frequenta, atualmente, o 7º ano, onde continua a obter excelentes resultados.

De temperamento fácil, Laura é uma criança muito alegre e brincalhona, que faz amigos com facilidade, e que adora dançar. Mesmo quando chega a casa tarde, já depois de muitas horas de ballet, continua a dançar!

Para o seu sucesso, também a colaboração e ajuda da família têm sido essenciais. Apesar do forte envolvimento e apoio da escola, o investimento nas deslocações regulares ao estrangeiro implicam um esforço adicional de toda a família e a muita “ginástica orçamental”, dizem os pais, que não escondem, no sorriso, o profundo orgulho na Laura.

Como quem corre por gosto não cansa, a realidade dos factos espelham o sucesso da jovem bailarina de Valado dos Frades, que frequentou um curso no AAB (American Academy of Ballet) que decorreu de 28/06 até 02/08/2015, no âmbito de bolsa que lhe foi atribuída, onde teve aulas com professores de mérito mundial, provenientes de escolas como a da Ópera de Paris e do Bolshoi, de Moscovo; e participou no YAGP de Paris, em Outubro, onde obteve 1º lugar em grupos, tendo integrado a coreografia melhor classificada de todo o concurso. Irá continuar a sua formação no Conservatório Internacional da Academia Annarella, em Leiria – na qual lecionam professores com reconhecimento internacional.
Sob a orientação de Annarella Roura Sanchez, uma professora cubana e graduada como bailarina e professora no Ballet Nacional de Cuba, Laura iniciou-se na dança com 3 anos, onde ia 2 vezes por semana, tendo passado a regime intensivo de aprendizagem a partir dos 8 anos.

Com 12 anos, Laura soma vários prémios principais, no respetivo escalão. Aqui fica a longa lista de uma menina feliz:
2012 - 3º lugar solista SIB – Semana Internacional de Bailado;
2013 - 1º Lugar solista clássico e contemporâneo – Leiria Dance Competition III; 1º Lugar solista clássico e contemporâneo – Festival de Dança de Viana; 1º Lugar pas de deux – Festival de Dança de Viana e Leiria Dance Competition III
2014 -1º Lugar solista contemporâneo – Leiria Dance Competition IV; 1º Lugar pas de deux – Leiria Dance Competition IV; Top 12 solistas contemporâneo da Europa – BRUXELAS - Youth American Grand Prix (YAGP); Finalista mundial YAGP na final de Nova Iorque – em solo contemporâneo e grupos;Top 12 Mundial grupos (pas de trois fairy doll) na final mundial do YAGP.
2015 - 1º lugar solista clássico Leiria Dance Competition V; 1º lugar solista contemporâneo Leiria Dance Competition V; 1º Lugar pas de deux – Leiria Dance Competition IV; Top 12 solistas clássico da Europa – PARIS - Youth American Grand Prix (YAGP); Finalista mundial YAGP na final de Nova Iorque – em solos clássico, contemporâneo e grupos; 2º lugar Mundial grupos (Dança do Cáucaso) na final mundial do YAGP de Nova Iorque.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE