Index Labels

Rui Horta estreia "Cabul" em Guimarães

. . Sem comentários:
Vinte anos depois, Rui Horta concretiza o sonho e apresenta a obra Cabul

O coreógrafo Rui Horta vai estrear no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, na sexta-feira, a obra Cabul, uma "viagem sonora" pela música de Morton Feldman e pelos textos de Heiner Müller nascida de um sonho do coreógrafo.

Em comunicado, o Centro Cultural Vila Flor explica que em Cabul, o coreógrafo e bailarino será acompanhado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, que irá interpretar Piano And String Quartet (1985) e For Samuel Beckett (1987), ambas as obras de Feldman, sob a direção do maestro Pedro Amaral.

Na ação, conduzida pelo ator Pedro Gil, o coreógrafo "apropriou-se" de excertos de A Missão, propondo "uma nova escrita e um novo olhar dramatúrgico" sobre o texto.

"Um homem tem uma missão que procura obsessivamente cumprir, missão essa que adivinhamos nos interstícios da ação. Sem um interlocutor claro e sem um objetivo definido, o seu percurso leva-o a confrontar-se com ele mesmo, com os seus medos e com os seus limites", explica Rui Horta sobre o espetáculo.

Na génese de Cabul, explica o criador, está um sonho: "Isto vem de um sonho que tive nos anos 80, em Londres. Tinha visto uma peça do [coreógrafo] Mark Morris e sonhei a noite toda com aquilo - sonhei nessa noite a peça perfeita, de tal maneira fiquei entusiasmado. Quando acordei de manhã, tinha essa sensação da peça perfeita, que obviamente nunca consegui fazer".

Vinte anos depois, Rui Horta dá vida ao sonho "sem nunca ceder ao óbvio" e "atira um homem para uma missão, uma busca pelo sentido, um confronto que vem de dentro".

Cabul tem estreia marcada para sexta-feira, subindo uma segunda vez ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor no sábado, dia 31.

A peça é uma coprodução da Orquestra Metropolitana de Lisboa, do Centro Cultural Vila Flor e do São Luiz - Teatro Municipal, onde o novo trabalho também será apresentado, em março de 2016.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE