Index Labels

Companhia Vortice Dance começa na quarta-feira digressão em Espanha

. . Sem comentários:
A companhia Vortice Dance começa na quarta-feira uma digressão que leva o espetáculo "Your Majesties, Welcome to the Anthropocene" a novos palcos de Espanha, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

"São sete espetáculos em Espanha, começando em Huesca e culminando a 19 de novembro em Logrono", afirmou hoje à agência Lusa o bailarino Rafael Carriço, explicando que pelo meio a companhia regressa a Portugal para apresentar a mesma produção em Castelo Branco e Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro.

Em Huesca, a Vortice Dance Company, dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, vai marcar presença na Feira Internacional de Teatro e Dança, "onde se vão apresentar cerca de 30 companhias e vão estar programadores dos principais teatros europeus", referiu o bailarino.

Rafael Carriço destacou, ainda, a passagem por San Sebastian, que no próximo ano é Capital Europeia da Cultura, o que, acredita, "pode abrir novas perspetivas para a companhia" sediada em Fátima, no distrito de Santarém.

Valência, Málaga, Tudela e Pamplona são os outros locais onde vai passar o espetáculo "Your Majesties, Welcome to the Anthropocene", com seis bailarinos e dois técnicos, que aborda "uma crise de consciências e a impotência humana em apagar as marcas indeléveis de excessos passados".

"Este espetáculo estreou no Festival Internacional de Dança em Miami, nos Estados Unidos, em 2013, e já passou por Nova Iorque, México, Espanha, Portugal e Brasil. Está de novo em Espanha e Portugal, mas passando por locais onde ainda não foi apresentado", adiantou Rafael Carriço.

Para Cláudia Martins, "o apoio, pela primeira vez, da Fundação Calouste Gulbenkian, representa um reconhecimento pelo percurso artístico da companhia, profundamente marcado pela internacionalização, que leva o nome do país aos principais palcos da Europa e do mundo".

Após esta digressão, a companhia Vortice Dance ruma ao Brasil, onde vai estar de dezembro até fevereiro de 2016 "com uma coprodução que envolve várias artes performativas e várias organizações culturais do Brasil", referiu Cláudia Martins.

Segue-se, em Fátima, a preparação da produção "Fátima, o Dia em que o Sol Bailou", que vai estrear a 11 de maio, no âmbito do centenário dos acontecimentos da Cova da Iria.

Antes, a 29 de abril, Dia Mundial da Dança, a companhia assinala 15 anos de existência com uma exposição de fotografia e o lançamento de um livro sobre o percurso da Vortice Dance e o seu projeto pedagógico.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE