Index Labels

Academia de Dança Contemporânea de Setúbal em "situação insustentável"

. . Sem comentários:
A direção da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), uma escola de ensino artístico, afirmou hoje ficar numa "situação insustentável" com o corte de 43 mil euros nos apoios do Estado, admitindo a possibilidade de fechar portas.

"Houve um corte de 43 mil euros no contrato de patrocínio do Ministério da Educação, o que representa uma redução de 22% para o ano letivo 2015/2016", disse à Lusa a presidente da ADCS, Iolanda Rodrigues.

"Ou conseguimos arranjar quem nos dê um apoio financeiro, na ordem dos 50 mil euros, ou teremos de reduzir o número de professores e aumentar o número de horas para os que ficarem, sem qualquer contrapartida salarial", acrescentou Iolanda Rodrigues, referindo que, este ano, a associação vai receber apenas 151 mil euros, quando no ano passado recebeu quase 200 mil.

A responsável revelou ainda que a ADCS vai pedir para consultar o processo para fundamentar a contestação da decisão do Ministério da Educação e Ciência, mas salientou também que, se não for encontrada nenhuma solução, a ADCS "pode mesmo ter de fechar as portas".

As preocupações com o futuro próximo são partilhadas por Marina Sacramento, da direção pedagógica, que salienta o facto de a associação já ter realizado "cortes sucessivos em tudo aquilo em que era possível reduzir despesas, ao longo dos últimos anos".

"Temos 90 alunos inscritos e um corpo docente de 15 professores, que não sabemos se será possível manter na totalidade se não encontramos outros apoios financeiros", frisou Marina Sacramento.

Ao longo de 33 anos de atividade, a ADCS formou muitos bailarinos portugueses, alguns dos quais integraram a companhia de ballet da Gulbenkian, que foi extinta em julho de 2005.

As aulas na ADCS já não vão começar no dia 16 de setembro, tal como estava previsto inicialmente, sendo certo que alunos e professores vão marcar presença na manifestação de escolas do ensino artístico particular e cooperativo que terá lugar no dia 18 de setembro, pelas 10:30, junto ao Ministério da Educação, em Lisboa.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE