Index Labels

Olga Roriz revisita "Propriedade Privada" nos vinte anos da companhia

. . Sem comentários:
A coreógrafa Olga Roriz vai revisitar a peça "Propriedade Privada", na sexta-feira e no sábado, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para assinalar os 20 anos da companhia em nome próprio.

Estreada em 1996, no Teatro Nacional São João, no Porto, no âmbito de uma homenagem aos 100 anos do Cinema, esta coreografia assinala este mês, também, os 40 anos de carreira de Olga Roriz, um dos nomes mais destacados da dança em Portugal.

"Propriedade Privada" é "construída de uma matéria espessa proveniente da mistura de cimento, desejo, sonhos passados, mentiras, cal, jogos perversos, dor, uma câmara escondida, água, tempo que passa, sangue e perigo eminente", sublinha um texto de Olga Roriz sobre a peça.

Passados dezanove anos, a criadora, que até então não acreditava conseguir encontrar intérpretes que fizessem jus ao elenco original, revelou recentemente lhe dará grande prazer, neste ano de várias celebrações da carreira, "revisitar, com um elenco renovado, esta peça icónica".

Corpo, alma e crime coexistem em cena, enquanto a narrativa coreográfica é atravessada por um discurso que se tornou hoje mais político do que antes, ao tocar em temas como a violência e o Holocausto.

Com direção e figurinos Olga Roriz, cenário de João Mendes Ribeiro, colagem musical de Ludger Lamers e desenho de luz de Clemente Cuba, a interpretação é de Beatriz Valentim, Carla Ribeiro, Marta Lobato Faria, Sylvia Rijmer, André de Campos, Bruno Alexandre e Bruno Alves.

As músicas são de Harold Budd, Gustav Mahler, Towering of Inferno, Jean Françaix, Jacques Brel, Monty Phyton e Pascal Comedale.

Nascida em Viana do Castelo, em 1955, Olga Roriz, estudou ballet clássico e dança moderna com Margarida Abreu e Ana Ivanova, ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e tornou-se primeira bailarina do Ballet Gulbenkian, onde foi depois convidada a coreografar.

Em 1995, viria a criar a Companhia Olga Roriz, que atualmente está instalada no Palácio Pancas Palha, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE