Index Labels

Teatro Municipal do Porto celebra o Dia Mundial da Dança

. . Sem comentários:
Para as comemorações do Dia Mundial da Dança, 29 de abril, o Teatro Municipal do Porto criou um programa especial que inclui uma performance contínua com dez horas de duração, um espetáculo intimista na sala de ensaios do TM Rivoli, e um quiz para testar os conhecimentos na área, um conceito desenvolvido pelo crítico de artes performativas, Tiago Bartolomeu Costa.

O programa inicia às 10h00, no exterior do Teatro Municipal Rivoli, na Praça D. João I, com um ‘Cadáver Esquisito’, realizado por dez bailarinos da cidade. O original, cadavre exquis, criado no início do século XX pelos surrealistas franceses, era um jogo de cariz colectivo que consistia em reunir artistas que atuavam, cada um à sua maneira sobre o que foi deixado pelo anterior.

Prestando homenagem a este método criativo, os dez bailarinos vão executar uma performance contínua de dez horas (das 10h às 20h), sob uma vertente de site specific e em contacto direto e espontâneo com os transeuntes.
Às 18h30, o performer e escritor norte-americano Ben Evans fará uma apresentação de ‘Diva Lite’. Em parceria com o NEC (Núcleo de Experimentação Coreográfica), Evans partilha o processo e materiais da residência que está, neste momento, a decorrer, na sala de ensaios do Teatro Municipal Rivoli.

Mais tarde, as celebrações do Dia Mundial da Dança continuam no Campo Alegre, pelas 21h30, com o quiz participativo ‘A Dança das Perguntas’. Esta iniciativa do crítico de artes performativas Tiago Bartolomeu Costa tem como objectivo reunir, ao longo de uma noite, vários participantes num jogo sobre a história da dança.

O Dia Mundial da Dança é um dos momentos do programa ‘Os Dias da Dança’, que decorre de 28 de abril a 16 de maio e que contará com várias estreias nacionais, entre as quais ‘Quartet’, a mais recente criação de Raimund Hoghe, e ‘Plateau Effect’, da companhia sueca de dança contemporânea Cullberg Ballet.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE