Index Labels

Homenagem ao Ballet Gulbenkian no Rivoli

. . Sem comentários:
O Teatro Municipal do Porto apresenta "BG - Programa de Homenagem ao Ballet Gulbenkian", da Companhia Nacional de Bailado, nos dias 10 e 11 de abril, às 21h30, no Grande Auditório do TM Rivoli. O programa recupera quatro das obras mais fundamentais da longa história do Ballet Gulbenkian, contando com coreografias de Olga Roriz e Vasco Wallenkamp, os dois principais criadores deste núcleo criativo nos anos 80 e na primeira metade dos anos 90, e ainda dos coreógrafos estrangeiros Hans van Manen e Ohad Naharin.

"Treze Gestos de um Corpo", de Olga Roriz, tornou-se uma referência nacional e internacional. Em "Será que é uma Estrela?", Vasco Wallenkamp convoca a cantora Maria João para um híbrido de música e dança, onde os movimentos se misturam com a voz inconfundível da cantora, na interpretação de clássicos de Tom Jobim, Chico Buarque ou Vinicius de Moraes.

Hans van Manen terá sido dos mais dançados pelo Ballet Gulbenkian. O seu dueto "Twilight", integrado no repertório em 1979, foi interpretado por duas das principais bailarinas portuguesas: Graça Barroso e Isabel Queiroz. Já Ohad Naharin chega ao repertório do Ballet Gulbenkian na última década do seu historial. Neste programa será recuperada a coreografia "Minus 16".

A Companhia Nacional de Bailado apresentou o seu primeiro espetáculo no Teatro Rivoli, no Porto, a 5 de dezembro de 1977, tendo a estreia oficial ocorrido no dia 17 do mesmo mês no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa. Ao longo das décadas, muitos artistas plásticos, cenógrafos e compositores portugueses colaboraram com a companhia, que nasceu oficialmente em junho de 1977, por despacho do Secretário de Estado da Cultura David Mourão Ferreira (a mesma deliberação extinguiu o Grupo de Bailados do Verde Gaio). A companhia foi constituída através de audições em Portugal e em Londres, e contou inicialmente com uma maioria de bailarinos estrangeiros.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE