Index Labels

Exposição "Tempos de Dança" presta homenagem à professora Anna Mascolo

. . Sem comentários:
A exposição "Tempos de Dança: Evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo" é inaugurada na quarta-feira, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, em homenagem à bailarina e professora.

De acordo com um comunicado da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o objetivo da exposição - com inauguração prevista para as 18:00 -, além da homenagem a Anna Mascolo, de 85 anos, é assinalar o Dia Mundial da Dança.

Entre outros objetos e documentos, a exposição vai incluir uma coleção de cartazes de dança, música e teatro, dois "tutu" (traje do bailado clássico), que marcaram a carreira de Anna Mascolo e uma coleção de programas e fotografias que noticiam o trabalho dos alunos que passaram pela Escola-Estúdio.

De acordo com a DGPC, na mostra estará ainda uma rara coleção de gravuras de figurinos para dança de Leon Bakst (1866--1924) pintor, cenógrafo russo e designer de figurinos, que se destacou na época pelo seu trabalho revolucionário nesta disciplina artística.

A antiga bailarina, coreógrafa e professora de dança Anna Mascolo recebeu em 2012 o primeiro doutoramento Honoris Causa em dança atribuído pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL).

Nascida em Nápoles, a 18 de dezembro de 1930, Anna Mascolo fixou-se em Lisboa em 1940, devido à entrada da Itália na 2.ª Guerra Mundial.

Estudou na Escola Italiana - atual Instituto Italiano de Cultura de Lisboa - e formou-se em dança clássica, em Lisboa, no Conservatório Nacional, tendo sido uma das pioneiras na criação e desenvolvimento do Círculo de Iniciação Coreográfica.

A partir de 1958, em Lisboa, dedicou-se à ação pedagógica e cultural, o que lhe valeu, em 1969, a atribuição do Prémio da Imprensa, com uma menção especial por este trabalho e, em 1974, recebeu o Diploma de Excelência de Professorado, atribuído pelo Ministério da Educação.

A DGPC assinala hoje que o projeto museográfico "evidencia a intimidade vivida naquele Estúdio-Escola". "São disso testemunho as peças e objetos expostos que trazem ainda à memória o cheiro, as cores e o som de um sentido de vida e de continuidade de um trabalho artístico que, apesar de agora musealizado, continuará a ter futuro".

Sublinha ainda: "Foi com enorme talento e inigualável elegância que Anna Mascolo espalhou este trabalho artístico pelos palcos de todo o mundo, o maior legado que nos deixa".

A exposição centra-se também no contributo de Anna Mascolo enquanto pedagoga, formadora e produtora de conhecimento no domínio da dança e do ensino artístico em Portugal.

"Ao longo de mais de 50 anos ensinou alguns dos nossos maiores bailarinos, dezenas de crianças e jovens que, através da aprendizagem da dança, ganharam mais um contributo para a sua formação artística, para o desenvolvimento e conhecimento do corpo, do sentido estético e do gosto"acrescenta.

De acordo com a DGPC, a inauguração contará com a presença de Anna Mascolo, do diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, de muitos dos ex-alunos e outras personalidades ligadas à dança.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE