Index Labels

Dia Internacional da Dança é comemorado com o VI Street Mob Dance

. . Sem comentários:
A escola de dança e artes performativas Backstage, em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga e com os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), está a organizar o VI Street Mob Dance. A performance, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Dança, é apresentada na próxima quarta-feira, 29 de abril, pelas 18h00, na Praça da República.

Desde a primeira Street Mob Dance, inspirada na Flash Mob realizada pelos Black Eyed Peas para a Oprah, nota-se “um aumento de qualidade nas coreografias apresentadas, na organização e registo do evento”, avalia a diretora técnica e artística do Backstage, Rosália Passinhas.

A participação na coreografia final, sob a temática da música portuguesa dos anos 80 e 90, foi aberta ao público sem formação, mas a adesão à VI edição resultou em seis inscritos externos – um número quase nulo, quando comparado com os 100 participantes inscritos no primeiro ano do evento.

“O formato de Street Mob está a perder o seu propósito, vindo de ano para ano a transformar-se muito mais num Showcase das capacidades dos (…) alunos”, lamenta Rosália Passinhas, que reconhece que, “para a maioria das pessoas, a dança ainda não faz parte da sua vida”.

O decréscimo é consequência da generalização do conceito e do fim da “febre das Flash Mobs”, afirma a diretora. Contudo, o impacto não é relevante, uma vez que “tem vindo a aumentar o número de alunos na escola”, o que permite contar com cerca de uma centena de bailarinos.

A diretora entende esta arte como “a forma de expressão mais universal e intrínseca ao ser humano, desde que se começa a mover nos primeiros dias de vida”, destacando o papel que a dança tem na vida dos alunos do Backstage: “a dança torna-os mais fortes, competentes, auto-confiantes e exigentes, com eles próprios e com quem os rodeia”.

O dia de comemoração fica ainda marcado por mini-showcases de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança do Ventre e Hip Hop, estando disponíveis aulas abertas de 30 minutos, entre as 19h00 e as 21h00, nas instalações da escola.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE