Index Labels

Espetáculo de homenagem ao Ballet Gulbenkian estreia peça

. . Sem comentários:
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai homenagear o legado do Ballet Gulbenkian com um espetáculo que se estreia a 12 de março, reunindo quatro coreografias, uma delas em estreia mundial, criada por Vasco Wellenkamp.

Intitulado "BG", o espetáculo irá ser apresentado de 12 a 29 de março, no Teatro Camões, em Lisboa, com a estreia da peça "Será Que é Uma Estrela?", do coreógrafo Vasco Wellenkamp.

Do programa do espetáculo fazem ainda parte as coreografias "Treze Gestos de Um Corpo" - criada em 1987 para o Ballet Gulbenkian por Olga Roriz - "Twilight", de Hans van Manen, e "Minus 16", de Ohad Naharin.

"Será Que é Uma Estrela?", de Vasco Wellenkamp, tem figurinos de Liliana Mendonça, desenho de luz de Vítor José, e as canções serão interpretadas por Maria João com João Farinha, ao piano.

"Beatriz", de Edu Lobo/Chico Buarque, "Eu te amo", de Tom Jobim/Chico Buarque, "Eu sei que vou te amar", de Tom Jobim/Vinicius de Moraes, são as canções desta nova peça coreográfica de Wellenkamp.

A peça "Treze Gestos de Um Corpo" tem música de António Emiliano, cenografia e figurinos de Nuno Carinhas e desenho de luz de Orlando Worm.

"Twilight", com coreografia de Hans van Manen, tem música de John Cage, cenografia e figurinos de Jean-Paul Vroom, desenho de luz de Jan Hofstr, e Paulo Pacheco ao piano.

A peça "Minus 16" tem coreografia e figurinos de Ohad Naharin, desenho de luz de Bambi e a música é uma colagem de composições de diversos autores.

O programa "BG" é apresentado em associação com a Fundação Calouste Gulbenkian, entidade que criou em 1965 o Ballet Gulbenkian, que viria a cumprir 40 anos de atividade e a marcar várias gerações de bailarinos e coreógrafos do país.

O Grupo Gulbenkian de Bailado (mais tarde designado por Ballet Gulbenkian) nasceu a partir do Grupo Experimental de Bailado - dirigido entre 1961 e 1964 por Norman Dixon -, que pertencia ao Centro Português de Bailado, instituição financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi em outubro de 1965, que o grupo seria integrado no Serviço de Música da Fundação, com a primeira temporada a começar em janeiro do ano seguinte, mas o seu primeiro espetáculo, "Copélia", foi apresentado em dezembro de 1965, no antigo Teatro Vasco Santana, a Entrecampos.

Extinto em 2005, o Grupo Gulbenkian de Bailado teve como diretores artísticos o coreógrafo britânico Walter Gore, o croata Milko Sparemblek, o professor e bailarino Jorge Salavisa, a brasileira Iracity Cardoso e o bailarino e coreógrafo Paulo Ribeiro.

O espetáculo de homenagem da CNB irá em digressão nacional a 10 e 11 de abril ao Teatro Municipal Rivoli, no Porto, dia 18 de abril ao Teatro Garcia de Resende, em Évora, no dia 17 de julho, a Almada, ao Teatro Municipal de Almada.

A CNB irá apresentar, no dia 11 de março, às 21:00, um ensaio geral solidário cuja receita reverte a favor de quatro instituições: Associação Quinta Essência -- Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV), Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Portugueses e Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA).

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE