Index Labels

Paulo Ribeiro apresenta em França coreografia "Jim"

. . Sem comentários:
O espetáculo de dança "Jim", criado por Paulo Ribeiro, com base na poética de Jim Morrison, o vocalista dos Doors, vai ser hoje apresentado pela companhia do coreógrafo, no Espace des Arts de Chalon-sur-Saône, em França.

A peça tem vindo a ser interpretada desde 2013, em várias cidades francesas, como Paris e Besançon, e também em Charleroi, na Bélgica, e em Zagreb, na Croácia.

"Jim" é uma coreografia inspirada na poética do músico e cantor norte-americano Jim Morrison, vocalista dos Doors, ícone da música anglo-americana, falecido prematuramente, aos 27 anos, em 1971.

Num texto sobre a peça, Paulo Ribeiro questiona se "os novos tempos, à semelhança de outros tempos, podem anunciar o regresso a uma sociedade capaz de idealizar um futuro melhor, ou será que, para tal acontecer, nos devemos consumir num delírio auto destrutivo".

"Seja como for 'this is our song' -- reivindicar para a dança a responsabilidade de motor da sociedade, a possibilidade de ela criar também 'hits' intergeracionais e de saber colocar-se nos interstícios de uma sociedade que tem de mudar", defende.

"Jim" tem coreografia e direção de Paulo Ribeiro, música do grupo The Doors, vídeo de Fabio Iaquone e Luca Attilii, desenho de luz de Nuno Meira, fotografias de Rui Belo e figurinos de José António Tenente.

A interpretação é de Anna Réti, Carla Ribeiro, Leonor Keil, Sandra Rosado, Avelino Chantre, Pedro Ramos e Paulo Ribeiro.

A Companhia Paulo Ribeiro (CPR) foi fundada em 1995, e é, desde 1998, residente no Teatro Viriato, em Viseu, contando com mais de três dezenas de produções realizadas, e centenas de apresentações em palcos portugueses e estrangeiros.

A CPR é uma estrutura financiada pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE