Index Labels

Museu do Papel acolhe estreia de espetáculo no Imaginarius 365

. . Sem comentários:
O Museu do Papel acolhe na sexta-feira a estreia do espectáculo "Expande", que, criado para o festival Imaginarius, leva a esse equipamento da Feira uma combinação de música e dança envolvendo 40 elementos da comunidade de Paços de Brandão.

O título da performance joga com o sentido verbal de "expande", em referência à construção de "um momento que se estende para o futuro", e relaciona-o com o significado do termo "espande", que é o nome dado às salas arejadas que os engenhos de papel reservam para secagem desse material.

A explicação é da coreógrafa Madalena Victorino, que, enquanto diretora artística do projeto, declarou à Lusa: "O espetáculo centra-se na tradição papeleira de Paços de Brandão e tem o Museu do Papel como elemento unificador do passado e atualidade do território".

A artista acredita que as primeiras exibições de "Expande" conseguirão assim "chamar pessoas a conhecer o espaço muito interessante do museu, a pretexto de um espetáculo que envolve os habitantes locais".

Resultando de uma residência artística em Paços de Brandão, "Expande" conta com o envolvimento da Academia de Música de Paços de Brandão, o CIRAC - Círculo de Recreio, Arte e Cultura local, e ainda a ADO - Associação Cultural e Desportiva, também dessa freguesia.

Crianças, adolescentes, adultos em idade ativa e cidadãos seniores compõem assim o elenco do espetáculo que, musicado por Pedro Salvador, integra igualmente ex-trabalhadores da indústria papeleira.

Todos protagonizam uma encomenda do festival internacional de artes de rua da Feira para a programação específica do Imaginarius 365 - a secção que procura alargar a todo o ano a vertente mais formativa do evento.

"Expande" tem entrada livre, mas obriga a reserva obrigatória através do e-mail pelouroctbm@cm-feira.pt.

Como o espetáculo ocupará o local de secagem do papel, a partir de hoje o museu tem suspensas as visitas à sua exposição permanente, retomando-as apenas na próxima terça-feira.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE