Index Labels

"A Perna Esquerda de Tchaikovski" mostra coleção de dores de uma bailarina

. . Sem comentários:
O espetáculo "A Perna Esquerda de Tchaikovski", com texto e encenação de Tiago Rodrigues, música original de Mário Laginha e interpretação de Barbora Hruskova, bailarina da Companhia Nacional de Bailado, estreia-se a 05 de fevereiro, em Lisboa.

De acordo com a Companhia Nacional de Bailado (CNB), o espetáculo vai estar em palco no Teatro Camões até 15 de fevereiro, às 21:00, e aos domingos às 16:00.

A partir da memória do corpo da bailarina Barbora Hruskova, e das marcas que a carreira e a vida profissional deixaram no seu corpo, o encenador Tiago Rodrigues criou este espetáculo, que inicia as apresentações da CNB em 2015.

Contactada pela agência Lusa, fonte da CNB indicou que Tiago Rodrigues já tinha sido convidado para um dos projetos na área de aproximação à dança, mas como encenador é a primeira vez que trabalha com a companhia.

O dramaturgo, produtor e encenador revisita a carreira da bailarina Barbora Hruskova - que fala e dança em palco, acompanhada por Mário Jaginha ao piano - e as marcas que essa vida traçou no seu corpo.

Em 2014, a CNB fez uma homenagem a Barbora Hruskova, bailarina principal da companhia que terminou a carreira nesse ano e fez a despedida com o bailado "Giselle".

De nacionalidade francesa, Barbora Hruskova ingressou na CNB em 2003, como primeira bailarina, após ter passado pela Companhia de Bailado de São Francisco, nos Estados Unidos, e pelo Ballet Real da Flandres, na Bélgica.

Em Portugal dançou praticamente todo o repertório da CNB, dos clássicos, como "O Lago dos Cisnes", "D. Quixote" ou "Romeu e Julieta", a peças de Nacho Duato, Jirí Kylián, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz, Rui Lopes Graça ou Clara Andermatt, entre outros.

O ensaio geral solidário de "A Perna Esquerda de Tchaikovski", realiza-se no dia 04 de fevereiro, e a receita de bilheteira será entregue à APAV -- Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, Apoio à Vida -- Ajuda a Grávidas em Dificuldade, Crescer Bem -- Associação de Apoio no Domicílio ao Recém-nascido, e MSV -- Movimento ao Serviço da Vida.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE