Index Labels

18 Coisas Sobre Ser Profissional de Dança

. . Sem comentários:
Não existe uma fórmula definida para ser um profissional de dança, mas existem alguns requerimentos: boa formação, um bom professor, ética, muita vontade e alguma sorte. A bailarina Alessa Rogers, do Atlanta Ballet (EUA), identificou mais 18 pontos importantes para quem quer ser profissional nesta área:

1. Não desistir.
De entre um grupo de alunos, apenas aqueles que não desistem, que insistem e perseguem os seus objetivos, podem conseguir alcançar o sucesso.

2. Ser simpático.
Ao criticar os outros, estás a gastar a energia que precisas para melhorar. O mundo da dança é muito pequeno, e vais-te cruzar com as mesmas pessoas uma e outra vez, faz com que esses reencontros sejam agradáveis e as pessoas fiquem felizes por te ver.

3. Ama o teu corpo, treina-o e trata-o bem.
Como bailarino, o teu corpo é o teu instrumento, ouve-o. Tem atenção a qualquer dor ou necessidade física.

4. Aprende com os outros.
Assiste a espetáculos de dança, filmes e documentários. Tem atenção a todos os participantes nas aulas. Fala com outros profissionais e aprende com eles.

5. Correções são sempre bem vindas.
Não fiques envergonhado nem te excluas por seres alvo de uma correção, pelo contrário, agradece por teres a chance de melhorar. Tenta receber uma correção apenas uma vez.

6. Haverá sempre alguém melhor do que tu.
Quanto mais cedo tiveres consciência disso, mas cedo te vais orgulhar do estado em que te encontras atualmente e do caminho que já percorreste.

7. Descobrir a companhia certa.
Esta é uma das partes mais difíceis. Integrar a companhia dos teus sonhos é excelente para a tua auto-motivação, mas tem em atenção que são muitos os fatores que pesam na contratação de bailarinos. Encontra a companhia que te valoriza, te incentiva a crescer, a ser cada vez melhor.

8. Trabalha de forma inteligente.
Uma carreira de dança é bastante curta. Deves aproveitar o tempo que tens para trabalho duro, mas não apenas fisicamente, usa o cérebro também.

9. Aprende todas as partes.
Muitos bailarinos conseguem um papel principal apenas porque sabiam essa parte e surgiu algum imprevisto com o bailarino principal. Assim, é importante que saibas não só o teu papel, como estejas preparado para assumir um outro papel da peça a qualquer momento.

10. Descobre como trabalhas melhor.
Ao teres consciência da melhor forma de trabalho para ti, poderás aplicá-la e assim desenvolver um trabalho cada vez melhor.

11. A dança é mais do que uma parte de ti.
Seja no que for que és bom na dança, orgulha-te disso. Naquilo que és mau, aceita-o e abraça o desafio para melhorares. Não te agarres ao que não consegues fazer nem entres em comparações com outros.

12. Faz o teu show.
Está presente e focado na tua dança, o resto não é contigo.

13. Aprecia o processo.
O palco detém o glamour, mas lembra-te que a noite da estreia é apenas uma noite. As aulas e ensaios do dia-a-dia vão continuar. Ama o que fazes, pois isso nunca vai terminar.

14. Tem um grupo de apoio.
Adora os teus amigos, uma das maiores alegrias que podes ter é rodeares-te de quem te faz bem e te dá apoio em todos os momentos. A vida da dança não é fácil e vais precisar de ter alguém por perto.

15. Disfarça.
Muitas vezes vais sentir que não estás preparado, vais estar exausto ou com falta de confiança. Nestas ocasiões disfarça e dá o teu melhor. Se conseguires enganar a audiência, também consegues enganar-te a ti mesmo.

16. Sê curioso.
Pergunta o que não sabes ou não entendes. Explora o teu corpo. Sê curioso sobre o mundo que te rodeia.

17. Não tenhas nada como garantido.
Nada está garantido. A dança é uma benção e deves dar-lhe valor mas não a deves considerar como tua. Considera-te um felizardo por poderes acordar todos os dias e dançar.

18. Diverte-te.
Não te leves demasiado a sério e diverte-te. No final, é só dança!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE