Index Labels

Sugestão Literária: "Dançar É Crescer" de Paula Varanda

. . Sem comentários:
Dançar É Crescer de Paula Varanda

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 160
Editor: Caleidoscópio
ISBN: 9789896581527

COMPRAR LIVRO

Sinopse:
Entre 2007 e 2009, Aldara Bizarro realizou o Projecto Respira, envolvendo, em duas criações de dança contemporânea, crianças e jovens de várias escolas de Portugal. Quis partilhar a sua visão coreográfica do mundo para que, pelo fazer, o conhecessem melhor. O mundo delas e o deles.
Juntos pesquisaram a vida a partir do corpo e do gesto, compuseram obras e apresentaram doze espetáculos, nas cidades de Cascais, Estarreja, Fundão, Guimarães e Torres Novas. Participaram mais de cem pessoas dos teatros, das escolas e da comunidade profissional: criadores de figurinos, música e vídeo, outros coreógrafos e bailarinos.
Dançar É Crescer apresenta uma consolidação do método do Projecto Respira,  caracteriza a coreógrafa que o criou e testemunha uma experiência inovadora de criação artística, rica em desenvolvimento humano.
O livro reúne ainda as colaborações de Fernando Hernández, Teresa Fradique, Cristina Grande e Dina Mendonça, que viram irradiar questões artísticas, pedagógicas e científicas no Respira  e as analisaram.

Sobre a autora:
Paula Varanda completou o bacharelato da Escola Superior de Dança e o Mestrado em Coreografia e Artes Performativas na Middlesex University, onde se mantém desde 2008 realizando investigação em dança para doutoramento, primeiro com bolsa da Fundação Gulbenkian, e depois da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Como profissional fez criação coreográfica, interpretação, formação, produção, política cultural e assistência editorial, colaborando com entidades como Alkantara, Jangada de Pedra, Instituto das Artes e Escola Superior de Dança. Foi diretora artística do projeto Dansul - Dança para a comunidade no sudeste alentejano, entre 2008 e 2011.
Desde 2004 escreve crítica de dança para o Jornal Público.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE