Index Labels

Festival Materiais Diversos arranca esta quinta feira

. . Sem comentários:
A 6.ª edição do Festival Materiais Diversos abre esta quinta-feira, às 21:30, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, com o espetáculo «Não sou só eu aqui» de Cláudia Gaiolas e Rita Rio de Sousa. Desenvolvido com trabalhadores da indústria dos curtumes, as vivências daqueles que dedicam uma vida à fábrica são transformadas pelas artistas numa ficção que se apresenta através de vídeo e trabalho de palco.

Nesta que é a sua edição mais internacional, o festival recebe, na sexta feira, na Fábrica de Cultura, em Minde, Marcelo Evelin, um nome incontornável da dança contemporânea do Brasil. «De repente fica tudo preto de gente» terá aí a sua estreia em Portugal, fazendo depois uma mini-digressão pelo Teatro Maria Matos e pelo Teatro Municipal Rivoli, de Lisboa e Porto.

A música chega na mesma noite com o italiano Lorenzo Senni, num espetáculo imersivo onde o trance, os lasers e o fumo prometem transformar a Fábrica de Cultura.

No sábado, Cláudia Dias trará a Minde «Vontade de ter vontade», uma reflexão política e provocadora onde o palco se transforma num país – Portugal –, que atravessa a par de uma viagem pessoal, coletiva e histórica.

À noite, no Teatro Virgínia, a loucura, com as suas explosões inadequadas e desconcertantes exibições de emoção, é o ponto de partida da marroquina Bouchra Ouizguen para criar «Ha!» – um espetáculo de dança que evoca uma imensa variedade de tradições.

De França chega Kevin Jean para desafiar a gravidade. No Sábado, em frente ao Teatro Virgínia e no Domingo depois de um piquenique comunitário em Minde, o artista pendura-se de cabeça para baixo, com «La 36ème chambre», um espetáculo criado após Kevin Jean se ver incapacitado de dançar de modo mais convencional devido a um problema motor.

Fora de palco, haverá também lugar para uma conferência no âmbito do centenário do concelho de Alcanena sobre o quadro cultural da região, noites com DJ e aulas de teatro, dança e movimento.

Isto tudo apenas no primeiro fim-de-semana. Até 27 de Setembro, Minde, Alcanena, Torres Novas e Cartaxo, receberão Fabián Barba num tributo à coreógrafa alemã Mary Wigman, Francisco Campos e Leonor Keil, Radhouane El Meddeb, Mathias Pilet e Alexandre Fournier, Sofia Silva, Clara Andermatt e a rapper Capicua.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE