Index Labels

Curso de Dança Grega Antiga - 12 de Outubro a 21 de Dezembro - Sintra

. . Sem comentários:

Curso de Dança Grega Antiga

12 de Outubro a 21 de Dezembro

Casa do Fauno | Sintra

O curso de Dança Grega Antiga aborda diferentes categorias e componentes da dança na antiguidade grega: a dança na tragédia, as danças rituais, a mímica e o conceito mousiké, as danças animais, danças de guerra, danças dionísicas e danças processionais. Recuperando objectos de arte, poemas, contos e lugares, onde a dança reflecte o pensamento grego, este curso é uma introdução à dança na antiguidade grega em formato de laboratórios de pesquisa e criação. Em cada aula vamos trabalhar técnica de corpo, sequências de dança e improvisação. Vamos também conversar, ler, cantar e criar, aproveitando a dança para levantar questões sobre cultura, corpo, estética e movimento. O curso termina com uma apresentação do trabalho desenvolvido ao longo dos dois meses, inserido na noite temática da Grécia Antiga na Casa do Fauno.


Conteúdos:
Curetes: religião e guerra na origem da dança

o conceito de mousiké

a dança na Creta pre-histórica

o labirinto

danças na idade da mitologia

o macro cosmos na dança

Elefsina e as danças rituais

bailes e bacantes
danças animais e de expressão primitiva

o kordax e a comédia

o gesto, a mímica e a representação

o método Ginner

Isadora Duncan e o espírito grego

cor, traje e estética

estrutura e movimentos da dança na Grécia Antiga: anachoreuo, prochoreuo, basis

choreias, aeiro, eklaktizo, parabeino, tachudine, sauloproktiao, etc


Para quem:

Para todas as pessoas, com ou sem prática de dança interessadas em explorar a temática da Grécia Antiga a partir do movimento. Para bailarinos que queiram expandir o vocabulário de dança e explorar as relações entre a dança e o seu contexto.


Datas: dias 12 e 26 de Outubro, 9, 16 e 30 de Novembro, 17, 14 e 21 de Dezembro de 2014 + ensaio dia 29 de Novembro

Horário: 19h30 às 21h30

Sara Toscano

Bailarina e professora de dança, Sara Toscano é investigadora de Dança Grega Antiga no teatro de danças tradicionais Dora Stratou em Atenas e é membro do grupo de pesquisa de dança grega antiga “Orchesis”, dirigido por Anna Lazou na Universidade Kapodistrian de Atenas. Formada em ensino de Danças do Mundo pela Fundação de Artes de Roterdão na Holanda, Sara começou a interessar-se por Dança Grega Antiga em 2005, altura em que viveu em Atenas. Desde então viaja anualmente à Grécia, documentando e arquivando informação sobre a dança na antiguidade clássica. Subiu de sandálias o monte Olímpo; conversou com o historiador e autor de livros sobre o tema Prof. Raftis; foi uma das “isadorables” no espetáculo em tributo a Isadora Duncan; visitou a escola fundada pelos irmãos Duncan na cidade de Atenas; estudou com Zasha von Gerlash, encarnação viva do espírito grego; correu pelo vale das musas; pisou a praia de Ulisses; entrou na gruta dos ciclopes...
As suas aulas reúnem a inspiração, o simbolismo e a fantasia que lhe suscita o imaginário grego e a perspectiva académica, racional e disciplinada que o tema exige.
Este trabalho, de descoberta e criação do corpo-em-cultura é um encontro inesperado entre Dionísio e Apolo na Serra de Sintra.

Contactos:

http://casadofauno.wordpress.com
www.saratoscano.com
dancingstories@europe.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE