Index Labels

Vigo, Capital da Dança Urbana

. . Sem comentários:
A segunda edição do VIKUL - Encontro de Dança Urbana de Vigo levou a Vigo quase três centenas de bailarinos.

O encontro, realizado entre 18 e 20 de julho, reuniu alguns dos melhores coreógrafos do mundo, como Laure Courtellemont, Viet Dang, Anthony Thommas, Vivky Cercek, Omar Fernandez e Karon Lynn. Muitos foram os participantes que compareceram a este encontro, com o intuito de aprender e conviver com estas grandes referências mundiais, no panorama das danças urbanas.

A organização ficou novamente a cargo da CoreoMagazine, uma revista multidisciplinar de dança, sediada em Vigo, que escolheu como local para acolher este evento o VERBUM, Museu da Palavra, porque "acreditamos que a dança é arte", referiu Marta Diaz, numa entrevista dada ao In Dancing Shoes.

A grande novidade desta segunda edição do VIKUL, foi a inserção de programas específicos para crianças, VIKUL Kids-Play e VIKUL Kids-Pro, para crianças sem e com experiência em dança respetivamente, cuja programação ficou a cargo de Irene Pallarés, reconhecida pelo enorme sucesso na formação de jovens talentos.

Sem rua não haveria dança urbana, e por isso nada como levar a dança para a rua. Estavam previstos vários espetáculos de dança ao ar livre, contudo o tempo chuvoso não ajudou na realização destas iniciativas, tendo estas sido transferidas para locais fechados. No entanto, no domingo, dia 20, o sol brilhou e todos puderam assistir a um fantástico show com algumas das mini estrelas participantes no VIKUL, no ringue de patinagem da Praia de Samil. Nessa mesma noite, e a título de encerramento do encontro, realizou-se um flashmob, coreografado por Viet Dang, coreógrafo presente nas duas edições do VIKUL, com todos os participantes do encontro, no centro histórico da cidade.

Foi registado um aumento de participantes muito considerável em relação à primeira edição, foram cerca de 250 os participantes deste segundo VIKUL, entre os quais se encontraram muitos portugueses, uma vez que a angariação de participantes portugueses foi uma grande aposta da organização, estando presente em ações promocionais em vários eventos ocorridos em Portugal durante os últimos meses. "Tivemos uma importante participação de portugueses" revela Fernando Gainzarain da organização do VIKUL e concluiu "que esperamos que se repita no próximo ano".

No final do evento, Marta e Fernando revelaram que já se prepara o VIKUL 2015.

Texto e Fotografia de Rita Bastos | eDANCE


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE