Index Labels

Corpo + Cidade - 7 a 11 de Maio - Porto

. . Sem comentários:

Corpo + Cidade | Festival de Performance Urbana
7 a 11 de Maio

Corpo + Cidade, é um festival no qual o corpo reinventa a cidade, possibilitando novas experiências urbanas. Festival de cruzamento da dança contemporânea, danças urbanas, performance e vídeo. Durante 5 dias, partindo do lugar onde o balleteatro habita, edifício AXA, Avenida dos Aliados, desenhamos um percurso por alguns lugares do centro da cidade onde o corpo treinado devolve novos sentidos à cidade.

Programa

DIA 7

Passos Manuel | 19:00 | Abertura
Isabel Barros e Flávio Rodrigues, responsáveis artísticos pela programação do Festvial, após a performance apresentam o programa da 1ª edição de Corpo + Cidade.

Performance / Improvisação
Um Coreodrama na Sonosfera
Não é necessário estarmos horas consecutivas a ouvirmos um rouxinol a cantar, para nos encantarmos com a beleza do seu canto: um chilrear isolado é suficiente; uns segundos a escutar o som das cigarras é o bastante para nos deleitarmos com tão requintada textura; assistirmos em poucos minutos a um pôr-do-sol pode ser uma experiência transcendente.

Imaginemos uma peça que não tenha início - apenas comece - e não tenha um fim - somente pare...

Sem clímax ou qualquer intenção de atingir um fim. Uma peça que não crie expetativas. Sem movimento ou direção definidos. Uma peça onde os eventos corporais e sónicos existam por eles mesmos em vez de participarem em qualquer progressão ou desejo de cadência.
O "tempo" nesta improvisação é um "tempo virtual". Por contraste, a sequência de atuais e concretos acontecimentos, é um tempo absoluto. Assim o "tempo", torna-se o componente essencial para a compreensão da improvisação e o veículo pelo qual esta realiza um contato profundo com o espírito humano.

Por conseguinte, os eventos sónico / corporais que formam esta peça tornam-se num "fluxo" não no "tempo" e a improvisação transforma-se numa encadeada série de "eventos" que contém em si não só o "tempo" como o "modelam" lentamente,

Isabel Barros, Flávio Rodrigues, Victor Rua

DIA 8

Avenida dos Aliados | 15:00
Pedro de Passos, com buble man (Portugal)
Intérpretes balleteatro escola profissional

Praça D. João I | 17:00
Momentum crew (Portugal)

No primeiro dia vamos improvisar de forma estruturada numa música de Funk de James Brown que apela à boa energia e que nos faz sentir os funky beats que expressamos através do nosso movimento.

Intérpretes Pedro, Lagaet, Max, Mix e Deego

Praça D João I | 19:00
No meu mural escarlate...
Performance de Isabel Barros
Intérpretes balleteatro escola profissional

Vamos imaginar um lugar. Um lugar de ficção onde a partir da ideia de auto-retrato imagens consecutivas desfilam. Espécie de travelling pela paisagem memória. vamos imaginar uma parede, um mural onde se inscreve o corpo, os corpos, onde se regista e eternizam momentos. NO MEU MURAL ESCARLATE... parte do mesmo conceito de NA MINHA PAREDE ESCARLATE RETRATOS (2009), desta vez uma peça com maior número de intérpretes e diversa pela matéria pessoal que cada um é.

Edifício AXA | 21:00
Furniture Riot, coreografia para cadeiras desenhadas, 2014
Intervenção, em colaboração com o mestrado arte e design para o espaço público.
Gabriela Vaz Pinheiro
Coreografia de Joclécio Azevedo

Uma reflexão sobre o excesso de objectos, e seus fetiches, no mundo contemporâneo. Animando-os de "vida" e movimento próprios pretende-se pensar a relação dos corpos com os seus objectos de uso. Vestimenta simples, longa, em pano preto. Aplicação de pano cru com motivos de cadeiras icónicas desenhados à mão com marcador preto.

DIA 9

Avenida dos Aliados | 15:00
Performance com Ricardo Ambrózio (Brasil)
Intérpretes balleteatro escola profissional

O Baile
Baseado na dinâmica socio-cultural dos diferentes tipos de Bailes, os intérpretes ocuparão um espaço urbano e fundindo o gestual quotidiano e tendências urbanas e contemporâneas de movimento, eles darão corpo às relações explicitas e encobertas em alguns dos nossos rituais sociais.

Trindade (estação do metro) | 17:00
Valter Fernandes (Portugal)

"Na alTura", 15'
Estado apocalítico, onde coexiste uma mescla de culturas e crenças de onde partimos até chegar-mos a uma determinada, altura.

Valter Fernandes aka Bboy Sak
( Livro de poemas Dispersão de M. Sá Carneiro - Partida )

Trindade (estação do metro - jardim superior) | 19:00
O Gesto e o vento, de Bruno Silva (performance)
Intervenção, em colaboração com o mestrado arte e design para o espaço público.
Gabriela Vaz Pinheiro
coreografia de Pedro Rosa
intérpretes 1 ano de dança e teatro do balleteatro

DIA 10

Praça dos Leões | 15:00
Flávia Tápias (Brasil)

Abundância, partie 1
Estreou em Agosto de 2012 no festival Correios em Movimento, no Centro Cultural Correios / RJ, com criação coreográfica realizada em parceria da bailarina Flávia Tápias com a Cia La Intrusa Danza, Madrid / Espanha, através dos coreógrafos Virgínia García e Damián Muñoz, que se inspiram nos 7 pecados capitais para a construção do trabalho, considerando a concepção do muito, do abundante. Muita informação, muita exigência, muitas ideias, ( - a seguir )? Deixar-se engolir ou ficar de fora?

Conceito Flávia Tapias | Coreografia la Intrusa - Virginia García & Damián Muñoz | Intérpretes Flávia Tapias e Alexandre Babo | Produção CDPD-RJ | Fotografia Renato Mangolin | Video Cavi Borges/Cavídeo | Figurino e Cenário Virginia Garcia | Promoção Christine Maillet | Co-produção Correios em Movimento

Praça dos Leões | 17:00
Zoogang

Os Zoogang, iniciaram o seu percurso na dança, como grupo em meados de 2002 através da dança de rua bboyng ( breakdance ). A partir daí como autodidatas foram aperfeiçoando o seu estilo nesta dança através da qual alcançaram alguns títulos, espetáculos, videoclips e torneios significativos nesta área, tanto individuais como coletivos, alguns exemplos são: Vice Campeões Nacionais de bboyng em 2008 ( como grupo ), Campeonato de bboyng S. Mamede 08 ( 2º lugar, individual ), number One bboy tuga 2010, 1º, 2º e 3º lugares ( individual ), Festival Maiact ( danças urbanas ) desde 2007 a 2013, hardclub hiphop session's 010 e recentemente ganharam por 3 vezes as qualificações Eurobattle sendo a crew convidada para representar portugal neste evento. Ao longo deste anos desenvolveram projetos paralelos, lecionando bboyng na Associação Vencedores de Sangemil em Águas Santas, Ginásio Agraclub no Castelo da Maia e apostando na formação profissional na área da Dança, cultivando sempre o espírito da Cultura HipHop nas suas 4 vertentes.

Praça dos Leões | 18:00
Flávia Tápias (Brasil)

Abundância, Que dia é hoje?
Estreou em Abril de 2013, no festival Rencontre Essone Danse, Paris ( França ), sendo agregada à parte 1, e aborda de forma bem humorada uma visão do consumismo desenfreado, sejam produtos ou ideias. O novo chega com novas perguntas, e não permite a acomodação - "Se você acha que já sabe o bastante... você está oficialmente morto".

Esta parte também trabalha uma ideia do novo desejo na relação homem - mulher. Nos tempos atuais, o que mudou e o que ficou entre Adão e Eva pós-modernos? O surgimento de novas posturas e desejos de homens e mulheres face às novas situações da vida atual deixam para trás o tempo em que desempenhavam na sociedade papéis definidos e bem marcados. Atualmente, mudanças no mercado de trabalho e crises de identidade, entre outras situações, misturam conceitos e transformam a forma de os sexos se enxergarem um ao outro.

O texto "Exigências da vida moderna", de Luís Fernando Veríssimo, é utilizado no processo de desenvolvimento desse trabalho.

Coreografia Flávia Tapias | Pesquisa de texto Bruno Pinna | Intérpretes Flávia Tapias e Alexandre Babo | Produção Christine Maillet, CDPC-RJ | Co-produção Rencontre Essone Danse

Teatro Municipal . Campo Alegrel | 21:30
Mariana Tengner Barros

Ser Brilhante
Uma coisa brilhante.
Comecei a trabalhar a partir da ideia de "Ser Brilhante". Debrucei-me sobre isto analisando para o que me remetia esta definição, tanto a nível literal, figurativo ( glamour, as roupas brilhantes e excessivas, a festa, o mundo das "estrelas", celebridades, etc. ) como a nível do significado da expressão ( ser-se extraordinário, bom, esperto, genial, ter sucesso naquilo que se faz, ofuscar, reflectir, luz, etc. ).
Interessam-me as contradições nisto tudo, os "reversos da medalha", como a falha, a decadência, os desejos e expetativas que não são concretizadas ou que acabam destruídos, as ilusões, a parte "negra", oculta, o fim. Fui construindo uma imagem, uma personagem, criatura de uma criação, de uma encenação, que é uma capa, um figurino, um símbolo de um mundo espetacular. A voz anuncia uma verdade, enquanto o corpo mantém uma mentira alicerçada na ilusão. Um excesso de um aparente entretenimento, ataca com investidas para adiar um fim, para manter tudo na mesma, para prolongar uma forma que já expirou.

Passos Manuel | 24:00
Festa Corpo + Cidade

DIA 11

Teatro Municipal . Campo Alegre | 19:30
Apresentação de um dos filmes integrados na série "A cidade e as suas coreografias" de Né Barros e Filipe Martins

Numa lógica de documentar a cidade, este projecto prevê uma série de apresentações quer videográficas quer performativas derivadas da tensão entre documento e fição. O projeto consiste numa série de registos concretos da cidade onde se possa revelar lugares, movimentos, rotinas, móbil, tipos de circulação, acidentes, imprevistos, precariedades, etc.. Um conjunto de materiais que funcionem como matérias de arquivo na elaboração de uma história plural, derivada, singular. Há um aspeto de superfície e de paisagem e outro de densidade narrativa sobre o mundo, neste caso e primeiro projeto, o mundo urbano. Pretende-se que os produtos finais mantenham uma autonomia videográfica, podendo inserir-se numa lógica documental-experimental e também performativa numa lógica de instalação e ocupação de lugares e sítios.

Teatro Municipal . Campo Alegre | 21:30
DANS6T - ALTÉRITÉ DE BOUZIANE BOUTELDJA E CORALINE LAMAISON

CORPO + CIDADE
direção artística Isabel Barros e Flávio Rodrigues
direção técnica Alexandre Vieira
comunicação, divulgação e edição gráfica José Alexandre Simões
produção técnica Tiago Oliveira
produção balleteatro
apoio Porto Lazer E M / Câmara Municipal do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE