Index Labels

Jovens portugueses finalistas em ballet mundial

. . Sem comentários:
Foram vários os bailarinos portugueses presentes na final do Youth America Grand Prix, a maior competição mundial de ballet para jovens bailarinos. Apurados em dezembro de 2013 nas semi-finais europeias que decorreram na Bélgica, os bailarinos portugueses presentes nas finais mundiais representaram três escolas de Lisboa, Porto e Leiria: Escola de Dança do Conservatório Nacional, Escola de Bailado Espaço Dança e Academia de Dança e Ballet Annarella.

Resultados
A Academia de Dança e Ballet Annarella foi, sem dúvida, a grande vencedora portuguesa desta competição. O jovem bailarino António Casalinho conquistou o primeiro lugar no escalão pré-competitive. António Casalinho juntou-se a Francisco Gomes no Top 12 deste escalão. No escalão de grupos, a Academia de Dança e Ballet Annarella levou ao palco a peça "Pas de Trois from Fairy Doll" interpretada por António Casalinho, Francisco Gomes e Laura Viola, ficando também no top 12 deste escalão.

Espetáculos e Destaques
O espetáculo final do YAGP, denominado "Stars of Today meet Stars of Tomorrow", acontece no teatro David H. Koch e proporciona ao público a oportunidade de verem os melhores solistas júniores a dançar juntamente com bailarinos séniores.

Este ano, a abrir o palco, estiveram três alunos da Academia de Dança e Ballet Annarella, António Casalinho, Francisco Gomes e Laura Viola, com a peça " Pas de Trois from Fairy Doll", perante uma plateia com cerca de 4 mil espectadores. Este privilégio cabe apenas a 7 dos vencedores do YAGP.

Rodrigo Pinto, da Escola de Bailado Espaço Dança, foi um dos 12 rapazes entre os 15 e os 19 anos selecionados para dançar na "Final Round".

Bolsas de Estudo
Há 15 anos que o Youth America Grand Prix atribui anualmente mais de 250 mil dólares em bolsas de estudo a jovens entre os 9 e os 19 anos.

A Academie Princess Grace Monte Carlo, no Mónaco, congratulou os bailarinos António Casalinho, João Maria Gomes e Francisco Gomes, da Academia Annarella, com a oferta de uma bolsa de esudo

Rodrigo Pinto, da Escola de Bailado Espaço Dança, recebeu quatro bolsas de estudo: um curso de verão do Dutch Nacional Ballet School, na Holanda, um curso de verão e um ano letivo no Sarasota Ballet School , na Flórida, e outro no Rock School for Dance, em Filadélfia.

Texto de Rita Bastos | eDANCE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE