Index Labels

Coreógrafo português dá "corpo ao fado" no Reino Unido

. . Sem comentários:
O coreógrafo português Nuno Silva vai "dar corpo ao fado", num espetáculo de dança contemporânea, em que os protagonistas também cantam e tocam guitarra portuguesa, com estreia marcada para 26 de abril, em Bournemouth, no Reino Unido.

Nuno Silva será o "fadista" em palco, habituado que está a interpretar a canção tradicional portuguesa, enquanto outros dois dançarinos descobriram, durante os ensaios de "A Darker Shade of Fado" ["Uma sombra mais negra do fado"], que conseguem tocar a guitarra portuguesa.

"Não como virtuosos, claro, mas o bastante para duas canções simples, e ainda assim, bonitas", garantiu o coreógrafo português, "entusiasmado" com a descoberta, que lhe permitiu incorporar aquele instrumento na peça, em vez de uma simples viola clássica.

É nesta multidisciplinaridade que está a originalidade de "A Darker Shade of Fado", afirma o autor: "O que estou a tentar fazer de novo é incorporar as duas coisas ao vivo, a dança e o canto - dar corpo ao fado", disse à agência Lusa.

Nuno Silva tem vindo a amadurecer esta ideia há mais de uma década em Inglaterra, onde fez os estudos superiores e construiu carreira como dançarino e coreógrafo em espetáculos de dança contemporânea, de teatro físico, óperas e musicais.

O gosto pelo fado só surgiu após sair, em 1997, do próprio país, à custa de adormecer ao som de Amália Rodrigues.

Mas foi enquanto assistia à atuação de Mariza, num programa da televisão BBC, em 2001, que despertou para "a possibilidade [do fado], em termos de movimento".

No intervalo dos trabalhos como dançarino independente, Nuno Silva desenvolveu um projeto que conseguiu, no ano passado, o apoio financeiro do Arts Council, a agência governamental britânica de apoio às artes.

"É uma história de amor sobre uma mulher que leva uma guitarra, que julga avariada, a uma oficina. O dono apaixona-se pela mulher e encontra no instrumento o `espírito do fado`, que o ajudará a conquistá-la", descreve.

Além de dançar, Nuno Silva cantará fados inspirados em clássicos, mas adaptados para o espetáculo com o compositor português Abel Arez.

"O público pode não perceber, mas o importante é que se identifiquem com alguns dos sentimentos, como o amor e a paixão", vincou.

Depois de Bournemouth, no sul de Inglaterra, o espetáculo vai fazer uma digressão pelo Reino Unido até finais de junho e participar em quatro festivais de verão.

Para a primeira data, em Londres, a 01 de maio, Nuno Silva preparou uma noite especial com gastronomia portuguesa, com um conjunto tradicional de fado e guitarras, que viajará de Lisboa, assim como a apresentadora Carla Vasconcelos, que será mestre-de-cerimónias.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE