Index Labels

O cérebro também dança?

. . Sem comentários:

O que que acontece no cérebro quando dançamos ou vemos os outros dançar? Porque gostamos de dançar?

Porque é a dança a forma de expressão máxima para uns e algo intimidante para outros? Que papel desempenha no nosso desenvolvimento, na nossa cultura e na nossa sociedade?

A dança será o tema unificador do primeiro Programa Ar | Respire connosco, intitulado Dancing in the brain onde se explora a ligação entre a dança e a neurociência, combinando para isso workshops e três eventos no auditório da Fundação Champalimaud.

O objetivo do Ar | Respire connosco é tornar a ciência tão acessível ao público como o ar que se respira. Diferentes temas, que poderão integrar vários domínios da ciência, serão explorados através de uma linguagem acessível e de uma abordagem criativa.

O primeiro momento deste programa, Diving into dance, a 5 de abril, será dedicado ao que se passa no cérebro enquanto dançamos e à forma como avaliamos esteticamente a dança.

No segundo, Dancing your words away, a 26 de abril, a dança será explorada como uma forma de comunicação.

Por fim, no terceiro evento deste programa, Dismantling the predictable, a 7 de maio, serão apresentadas as áreas do cérebro responsáveis pela improvisação, bem como as que estão na base dos hábitos, muitos dos quais sem sequer reconhecemos.

Para o primeiro dia do programa - Diving into dance - foram convidados Megan Carey, investigadora principal do programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, que falará sobre as funções das várias áreas do cérebro ativas enquanto dançamos, e Guido Orgs, investigador na Brunel University London, que introduzirá a questão da percepção estética da dança.

Aos dois oradores juntar-se-á um grupo de Capoeira, com elementos de 6 escolas de Capoeira, que fará uma demonstração desta dança que combina artes marciais, ginástica, improvisação, música e cultura popular.

Tanto os eventos, como os workshops deste programa, serão grátis, mas o registo on-line para os bilhetes é obrigatório.

Mais informações:
http://ar.neuro.fchampalimaud.org
http://www.facebook.com/ar.neuro.fchampalimaud
https://plus.google.com/u/1/116633388676808703288
http://www.twitter.com/ArBreatheWithUs

Fonte



Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE