Index Labels

Ideias de Marketing para Escolas de Dança

. . Sem comentários:
Gerir uma escola de dança não é fácil e um dos maiores desafios é o marketing e comunicação que deve ser feito. Chegar a mais alunos é imperativo, conquistá-los e mantê-los na escola o desafio. Uma escola de dança deve estar focada num nicho de mercado, nem toda a gente gosta ou pretende aprender a dançar, pelo que não faz sentido investir muito dinheiro em campanhas de mass media como jornal ou televisão.

Passa-Palavra
Sendo um mercado limitado, deve-se apostar no passa-palavra. Um cliente satisfeito trará outros clientes. Campanhas como "bring-a-friend", em que se incentiva a trazer amigos para experimentar uma aula em troca de algo para o aluno são uma boa aposta. Outra boa aposta será a utilização dos testemunhos dos atuais alunos nos materiais de comunicação.

Flyers
Imprima alguns flyers com informação genérica da escola, tal como modalidades existentes, localização, contactos e website. Atenção, não faça um flyer qualquer. Elabore algo atrativo para que quem o receba fica curioso guarde o flyer. Se não conseguir elaborar por si mesmo, contrate um freelancer ou uma empresa especializada.
Também a distribuição deve ser cuidada, por exemplo, se o foco da escola são aulas para crianças, tente distribuir junto de escolas, se o foco é dança oriental, distribua num bar oriental. Quando efetuar a distribuição em locais fechados, peça sempre autorização à gerência.

Internet: SEO e SEM
Quando alguém está interessado em aula de dança, a primeira coisa que irá fazer será uma pesquisa na web. Assim, é imprescindível ter um website atrativo e bem posicionado nos motores de busca. Este posicionamento poderá ser conseguido por via ôrganica, através da otimização do website (SEO) ou através de anúncios, como por exemplo, no Google Adwords (SEM).

Internet: Social Media Marketing
A importância extrema da presença em redes sociais como o Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin, etc. é cada vez mais uma realidade a que as escolas de dança não poderão ficar indiferentes. Mas cuidado é preciso manter as páginas atualizadas, pois uma página "abandonada" pode deixar os alunos desconfiados. É também preciso ter muito cuidado com o que se publica, pois as publicações serão sempre vistas como sendo "da escola" mesmo quando forem apenas partilhas de outras páginas.

Revistas Locais e Especializadas
A publicidade em revistas locais é uma excelente solução, pois além do ser custo ser inferior ao das revistas nacionais, será distribuída junto do seu público-alvo, ou seja, junto das pessoas que vivem ou trabalham na localidade da escola.
As revistas especializadas, embora em Portugal a sua oferta seja muito reduzida, são um excelente investimento, pois quem as adquire são pessoas que se interessam por dança, e como tal, o retorno conseguido ao publicitar nestas revistas é bastante elevado, pois confere também prestígio.

Atuações
Levar os alunos a atuar em locais onde existem potenciais alunos é uma excelente iniciativa. Por exemplo, se pretende promover aulas de dança para crianças, levar um grupo infantil a atuar numa escola, pode trazer novos alunos.

Aulas Grátis
Para cativar um novo aluno é muitas vezes necessário oferecer uma aula experimental, pois após o aluno experimentar consegue decidir mais facilmente se irá ou não gostar de frequentar as aulas.
No entanto, é importante não abusar da oferta de aulas grátis, pois o aluno habitua-se a poder frequentar aulas sem ter qualquer custo, e quando a escola terminar com a oferta de aulas, o aluno irá, muito provavelmente, procurar uma outra escola que lhe proporcione aulas grátis.

Texto de Rita Bastos | eDANCE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE