Index Labels

Câmara de Viseu atribui medalha de mérito ao coreógrafo Paulo Ribeiro

. . Sem comentários:
A Câmara de Viseu aprovou hoje, por unanimidade, a atribuição da medalha de mérito municipal ao coreógrafo e diretor do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro.

"A radicação artística do coreógrafo Paulo Ribeiro e da sua companhia de dança em Viseu conferiram ao Viriato - Teatro Municipal uma afirmação nacional e uma pujança cultural contemporânea sem paralelo na história da cidade e da região", afirmou o presidente da Câmara, Almeida Henriques, de quem partiu a proposta.

Segundo o autarca, a direção do Teatro Viriato, que Paulo Ribeiro assumiu desde a sua fundação, em 1999, "permitiu simultaneamente a criação de uma oferta cultural eclética e de qualidade superior em Viseu, a formação local e regional de novos públicos para as artes de palco e a inserção de Viseu numa rota de muitos criadores e projetos artísticos".

Almeida Henriques realçou ainda "o papel importante de Paulo Ribeiro e da sua companhia na criação de uma oferta formativa escolar para as artes da dança".

"A vinda da companhia de dança para Viseu foi um pouco o embrião desta profusão que tivemos depois de escolas de dança e de hoje termos tantos jovens dedicados à dança", considerou.

O presidente da Câmara disse ainda que Paulo Ribeiro é hoje "um dos nomes maiores da dança contemporânea europeia e a sua companhia uma das mais prestigiadas entre as suas congéneres".

Almeida Henriques quer entregar a medalha de mérito municipal a 05 de abril, dia em que se assinala o 15.º aniversário do Teatro Viriato com um solo que Paulo Ribeiro oferece à cidade, intitulado "Sem um tu não pode haver um eu".

O solo, baseado no universo de Ingmar Bergman, estreou em novembro e volta agora a palco, revertendo o valor da bilheteira a favor da Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21.

O vereador do PS João Paulo Rebelo disse que não podia estar mais de acordo com esta homenagem, frisando que Paulo Ribeiro "é um motivo de orgulho para a cidade".

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE