Index Labels

Tenho uma escola de dança, quem sou eu na minha escola?

. . 2 comentários:
O proprietário/a de uma escola de dança não é simplesmente o dono/a da escola, ele/a assume uma enorme quantidade de papéis.

E porquê? Porque, na maioria dos casos, o/a proprietário/a de uma escola de dança não é um empresário/a, não é uma pessoa que criou o negócio para ganhar dinheiro, não está ali como se estivesse num emprego 9-18. O/a dono/a de uma escola de dança é alguém que já estava dentro do mundo da dança, normalmente enquanto professor de dança, e que, assim, vai assumir muitas outras funções para além da gestão da sua "empresa".

1. Professor/a de dança
A maioria das escolas de dança pertencem a professores de dança, que nelas assumem quase a totalidade das turmas. Normalmente, são profissionais bastante completos e que, por isso, têm bastante facilidade em se adaptar a diferentes turmas e lecionam várias modalidades.

2. Pai/Mãe substituto
Todos os professores de dança assumem um papel parental com os seus alunos, oferecem abraços, dão apoio e bons conselhos. Quando o/a professor/a de dança é também o/a proprietário/a da escola, a dose de preocupação e cuidado com os seus alunos é ainda maior, pois o convívio também o é. Quantas vezes sairam mais tarde do estúdio porque alguém não pode ir buscar o/a filho/a no final da aula? Quantas vezes tiveram de consolar aquele aluno que chegou mais cedo e em baixo porque o dia lhe correu mal? Quantas vezes tiveram de encorajar um aluno para conseguir alcançar algo?

3. Coreógrafo/a
Todos os espetáculos da escola têm de sair perfeitos e ninguém melhor do que ele/a mesmo/a para assegurar todo o trabalho coreografico.

4. Diretor/a
Vive para levar os seus alunos a palco. Cada espetáculo é uma grande produção na qual faz questão de dirigir todos os momentos.

5. Conceção de figurinos
Todos os figurinos são idealizados por si. Muitas vezes conduz a produção dos mesmos ou medeia a sua compra.

6. Cabeleireiro/a e maquilhador/a
Habituado/a a lidar com problemas de última hora, encontra sempre uma solução rápida e eficaz para o rímel esborratado ou o cabelo que não se segura nos ganchos. É quase um mágico/a.

7. Fiscalização de vestuário
Se existe um equipamento definido para a turma, este tem de ser usado em todas as aulas. "Está para lavar" não é desculpa.

8. Cheerleader
Em todos os espetáculos e competições em que os seus alunos participem, será sempre o mais ativo da plateia. Grita até ficar sem voz.

9. Terapeuta
Não acredita em analistas. Para ele/a, a terapia resume-se a colocar música bem alto e fazer treino duro, de preferência de chão. Nada melhor do que uma boa dose de treino para superar qualquer problema.

10. Enfermeiro/a
Sempre que há um joelho esfolado, um pé torcido, um jeito nas costas ou dores musculares, ele/a está pronto para, munido/a de ligaduras ou massagens, cuidar do seu aluno.

11. Gestor/a de conflitos
Sabe sempre o que fazer para terminar um conflito e sugere sempre que os alunos não se esqueçam de respirar.

12. Gestor
Claro que como proprietário/a de uma escola de dança também há as questões burocráticas mais "chatinhas". Faz toda a gestão da escola, ou o máximo que consegue, como contabilidade, pagamentos, recebimentos, compras, entre outras tantas coisas.

13. Marketing Guru
Blogger, facebooker, webmaster, publicitário, relações públicas, fotógrafo, videógrafo. Mesmo que não o seja, vai tentar sê-lo.

14. Responsável de loja
É quem dá a cara para todos os clientes e potenciais clientes. É o primeiro a chegar e o último a sair. Nunca sai sem se certificar de que tudo está em condições para o dia seguinte.

Texto de Rita Bastos | eDANCE


2 comentários:

  1. Gostei muito. Bem dito! Eu acrescento um papel de encarregado de limpeza porque na maioria dos casos andamos sempre a limpar tudo atrás dos alunos!!! :))

    ResponderEliminar
  2. Mesmo!!! A parte da limpeza também... acabei de limpar o meu estudo!!

    ResponderEliminar

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE