Index Labels

Rede 5 Sentidos vai apoiar 13 projetos de teatro e dança

. . Sem comentários:
A Rede 5 Sentidos, que reúne dez equipamentos culturais do país, anunciou que vai coproduzir, apoiar e apresentar 13 obras, ao longo do ano de 2014, apesar de já não contar com fundos comunitários.

Tiago Guedes, diretor artístico do Teatro Virgínia, em Torres Novas, um dos dez equipamentos que integram a rede, disse hoje à agência Lusa que, findo o apoio obtido no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que vigorou até ao final de 2013, não fazia sentido deixar perder um projeto que se revelou benéfico tanto para os teatros como para os artistas.

Enquanto aguardam pelo novo quadro comunitário, que irá vigorar entre 2014 e 2020, os responsáveis dos equipamentos assumiram o compromisso de cada um comparticipar com um valor de 15 mil euros, de forma a permitir que a rede possa continuar a apoiar os projetos, tanto propostos no âmbito da parceria como outros que lhe são apresentados.

Dos projetos que vai apoiar ao longo do ano, a rede tem marcadas para janeiro as estreias dos espetáculos infantis “Poemas para bocas pequenas”, de Margarida Mestre e António Pedro, e “A Caminhada dos Elefantes”, de Inês Barahona e Miguel Fragata.

Para fevereiro, estão agendadas as estreias das peças de teatro “Fausta”, com os atores Tonan Quinto e Pedro Gil, e “Mima-Fatáxa”, a partir de três textos de José de Almada Negreiros, concebida pelo artista visual João Sousa Cardoso e com interpretação da cantora Ana Deus e de um ator.

A estreia da dança “De Marfim e Carne – As estátuas também sofrem”, de Marlene Freitas, está marcada para maio, mês em que subirá também aos palcos dos teatros da Rede “Lá Fora”, um espetáculo em que Carla Galvão e Crista Alfaiate propõem “um espaço de fruição para bebés e pais, num ambiente lúdico de sensibilização sonora e sensorial, onde as palavras, os sons e os gestos não precisam de explicação”.

Ainda em maio, estreia-se “A Peregrinação”, da Lafontana Formas Animadas, seguindo-se, em julho, o “Libretto”, do dramaturgo e encenador Jacinto Lucas Pires e da bailarina e atriz Alma Palacios.

Com Gonçalo Waddington e Carla Maciel, a peça “Albertine” vai ser apresentada em setembro, mesmo mês em que estreia, na bienal La Dance de Lyon – Hangar Saone (Les Subsistances), a dança “A Tecedura do Caos”, por Tânia Carvalho, que será exibida em Portugal, no início de 2015.

“Gata em Telhado de Zinco Quente”, pelos Artistas Unidos, é outra das estreias marcadas para setembro, seguindo-se, em outubro, “Cyrano de Bergerac”, dos Primeiros Sintomas, e, em novembro, “Pocilga”, de John Romão.

Criada em 2009, no âmbito do QREN, com o objetivo de promover a programação cultural e a produção artística em rede, a 5 Sentidos passou dos cinco equipamentos parceiros iniciais para os atuais 10 - Teatro Viriato (Viseu), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Centro de Artes de Ovar (Ovar), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa), Teatro Micaelense (Ponta Delgada), Teatro Municipal da Guarda, Teatro Nacional São João (Porto) e Teatro Virgínia (Torres Novas).

Tiago Guedes frisou a importância desta “ferramenta de trabalho” para os artistas e para os teatros, que se encontravam “muito sozinhos”, sem grande partilha de pensamento, de reflexão, ao contrário do que acontece atualmente, em que, no âmbito da rede, os parceiros se encontram de dois em dois meses, procurando soluções conjuntas e permitindo a circulação de informação.

A rede permite a continuação de projetos e também o aparecimento de novas criações, e é particularmente importante para os artistas “num momento de grande desinvestimento por parte do Estado”, disse.

A parceria – que, nomeadamente, leva cada espetáculo a circular por cinco ou seis equipamentos – permite otimizar o dinheiro que se investe e alargar a um público mais vasto, sublinhou.

A 5 Sentidos organiza digressões de espetáculos e apoia a produção de novas criações através de cofinanciamentos, coproduções e residências.

Fonte

New arrivals 10% off at Choies, free shipping worldwide

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE