Index Labels

“A Sagração da Primavera” estreia no Teatro Sá da Bandeira

. . Sem comentários:
João dos Santos Martins e a bailarina sul-coreana Min Kyoung Lee vão apresentar a produção " A Sagração da Primavera" no Teatro Sá da Bandeira no Porto.

Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, o Teatro Sá da Bandeira recebe o espetáculo de dança “Le Sacre du Printemps”, uma co-produção do bailarino scalabitano João dos Santos Martins, natural da Póvoa de Santarém, e da bailarina sul-coreana Min Kyoung Lee.

No dia 10, o espetáculo tem lugar às 15h e destina-se ao público escolar. Nos dias 11 e 12 de outubro tem lugar às 21h30. “Le Sacre du Printemps” é uma performance coreográfica que explora “a sedução e irresistibilidade do ato de dançar – até à morte – a partir da sua exposição pública”. Toma como referência Le Sacre du Printemps (1913) de Vaslav Nijinsky e as suas inúmeras versões realizadas nos cem anos subsequentes. Dialogando com a história da dança e reexaminando a cerimónia contemporânea junto da comunidade do teatro, este espetáculo aborda o significado e papel da dança, do sacrifício, do prazer e da morte.

João dos Santos Martins nasceu em Santarém em 1989. Licenciado pela Escola Superior de Dança – Lisboa (2007/10), frequentou igualmente a Codarts - Rotterdam Dance Academy (2010) e a PARTS (2010/11). Participou, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, no programa danceWeb 2010 do Festival Impulstanz Vienna. Simultaneamente colaborou em projectos de Rui Horta, Felix Ruckert, Ana Borralho e João Galante, Cão Solteiro, Guillermo Weickert, Madalena Victorino, Pedro Goucha Gomes, Penny Arcade, Ibrahim Quraishi e André e. Teodósio.

Figurou ainda em filmes de João Botelho, João Pedro Vale e Raoul Ruiz e frequentou workshops com Steve Paxton, Tino Sehgal, Meg Stuart, Lisa Nelson, João Fiadeiro, Mårten Spångberg, Bojana Cveijic, Jennifer Lacey e Benoît Lachambre, entre outros.

Mais recentemente adaptou o solo Conquest de Deborah Hay no contexto do Porto Solo Comissioning Project e frequenta atualmente o curso de mestrado em estudos coreográficos “e.x.er.c.e.”, dirigido por Mathilde Monnier em Montpellier.

Texto de Rita Bastos | eDANCE




Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE