Index Labels

5 Frases Feitas para Aulas de Dança Infantil

. . Sem comentários:
Quando digo a alguém que dou 25 aulas de dança por semana a pré-escola e crianças, arregalam os olhos. Tantas aulas por semana, pode ser um pedágio, mas para mim, a maneira de ultrapassar cada semana é ter expectativas claras. Eu transmito as minhas expectativas aos meus "pequenos" utilizando frases feitas. Digo-as com frequência, e com o passar das semanas, eles vão apanhando.

Se és um professor com muita experiência, provavelmente também terás as tuas frases preferidas, que funcionam na gestão das tuas aulas. Se estás agora a começar, vais encontrar as tuas frases, aquelas que funcionam melhor para a tua sala. Resolvi partilhar as minhas frases, que fui desenvolvendo ao longo dos anos. Estejam à vontade para as utilizar!

1. "Feliz Dia da Dança"

Esta é a minha saudação standard quando os encontro à porta. É um apontamento feliz para os cumprimentar antes da aula e mostrar-lhes que têm a minha total atenção. Eles devolvem o cumprimento e ficam excitados para dançar. Encontras os teus alunos à porta da sala? Sais com eles no final para te despedires deles? Eu vou sempre. Penso que é um dos mais importantes pontos, como dois pontos de exclamação, um no início e outro no final da aula.

2. "Olhos ligados, Orelhas Levantadas, Mashmallows para dentro"

Para esta frase eu faço os movimentos. Faço óculos para os olhos e uso as mãos para levantar as minhas orelhas. Comer mashmallows faz com que as bochechas inchem, e assim nenhum som pode sair. É um pequeno truque para ter a sua atenção, em vez de dizer apenas "Fiquem quietos" como um disco partido.

3. "Quando eu vir isso, eu digo" ou "Tenho os olhos abertos"

Muitas vezes, quando estamos a explorar o movimento, eles querem que eu veja o que eles estão a fazer. E dizem "Olha para mim" ou "É assim?", o que não seria mau, não fossem perguntar todos o mesmo ao mesmo tempo. Assim, dou-lhes feedback quando os vejo, e faço em voz alta. Isto encoraja-os a continuar a sua exploração do movimento enquanto conseguem a atenção de ter o seu nome e movimento chamado perante a turma.

Esta mostra como sou atenciosa com os meus alunos, rles querem que os continue a observar, mostrando-me o quanto sou importante.

4. "Eu amo o jeito como..."

Coexiste com a anterior. Esta é uma frase de louvor. Quando vejo um movimento interessante ou "outside-the-box" de um aluno, em vez de dizer "Ótimo trabalho", digo "Eu amo o jeito como...estás a construir a forma dos teus braços lá em cima, e a torcer a tuas pernas lá em baixo.". Sê específico de forma a que os outros alunos ouçam e percebam o que gostaste no movimento daquele aluno.

Devo admitir que esta frase demora a criar habituação, é importante que a coloques no teu vocabulário para adicionar clareza e incentivo na tua sala de aula.


5. "Estou à procura do mais quieto e silencioso bailarino"

Utilizo esta frase para escolher o aluno que vai atravessar o chão ou ligar a música. Claro que depois de dizer esta frase, os alunos vão tentar agradar. Utilizo-a especialmente para a gestão do exercício seguinte e aí refiro nomes "Maria está pronta", "Jessica está pronta", e por aí. Funciona como um encantamento, exceto se for Halloween.

Quais as tuas frases preferidas para utilizar nas aulas de dança com alunos pré-escolares?

Este artigo foi escrito por Maria Hanley para o site 4dancers e traduzido e adaptado pela eDANCE - Marketing e Comunicação em Dança



Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE