Index Labels

A dança no desenvolvimento do raciocínio matemático

. . Sem comentários:
Para ensinarmos matemática às crianças temos de saber como é que elas pensam!

A noção de número, por exemplo, é muito mais do que saber contar. As crianças podem aprender a contar como aprendem a letra de uma canção. Mas só se poderá falar em noção de número quando a criança tiver adquirido a noção de conjunto independentemente da sua disposição no espaço, isto é, 4 objetos, são sempre 4 quer estejam alinhados, quer separados ou em diferentes configurações.

A melhor maneira de aprender matemática é explorá-la em contexto real. A criança pensa interagindo com o meio que a rodeia.

Dança é movimento, é ação do corpo ou partes dele no espaço, com várias dinâmicas e relações com os outros. É um instrumento valioso para aprender.

O desafio prende-se em elaborar exercícios de dança que desenvolvam competências matemáticas a nível da álgebra, da geometria e da aritmética, para que quando a criança precisar deles a nível escolar, já os tenha adquirido por experiência real.

Ao dançar com diferentes objetos e a um sinal juntá-los por cores, ou por tipo, a criança experimenta a noção de conjunto, de agrupamento sem se aperceber disso. Formar um comboio que dança pelas montanhas mas cujos passageiros estão ordenados por alturas, idades, etc., trabalha nela o conceito de ordenação e seriação.

Também, a abordagem da geometria deve ir para além do desenho e do nome de formas e figuras, deve desenvolver as capacidades espaciais da criança: organização do esquema corporal, orientação e perceção espacial e noções geométricas (formas).

Exercícios como o isolamento de determinadas partes do corpo, para mexer outras, dá à criança a noção do seu esquema corporal. Dançar em diferentes direções (cima/baixo, esquerda/direita) ajuda-a na sua orientação, tal como dançar como gigantes e anões (grande/pequeno) ajuda-a na sua perceção espacial.

Daí que está a ser desenvolvida uma série de workshops, com o tema "Matematicar a Dançar", para crianças a partir dos 3 anos, que abordam os grandes conceitos do raciocínio matemático, começando já no dia 21 de setembro com o primeiro: Os Conjuntos. Todos no Dar.t.espaço, na Rua Sá da Bandeira, nº651, 2ºesq. sala 4, no Porto, inscrições através do email dartespaco@sapo.pt

Texto e Fotografia de Prof. Teresa Cortez

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE