Index Labels

À Conversa com... Teresa Cortez "Vamos Matematicar a Dançar"

. . 1 comentário:
Teresa Cortez Valente iniciou a sua formação em ballet clássico aos 7 anos e hoje, é professora de dança e... de matemática.

Foi após terminar a licenciatura em matemática pela Universidade do Porto, que Teresa ingressou no curso de dança (ramo educação) na Escola Superior de Dança em Lisboa. Com as duas licenciaturas na mão, manteve as estas duas atividades em paralelo.

Como surgiu a dança na sua vida? 
Iniciei a dança clássica aos 7 anos e após terminado o curso em matemática resolvi aprofundar estudos em dança. De regresso ao Porto, dei aulas de dança criativa, dança clássica, dança contemporânea, dança adaptada no hospital Conde Ferreira e dança para idosos no centro de dia da Obra de Santa Zita.

Teresa aposta na relação entre a matemática e a dança, iniciando já este mês uma série de workshops com o tema "Vamos Matematicar a Dançar".

Como surgiu esta ideia de relacionar a matemática e a dança? 
Desde o meu curso de Dança que surgiu a ideia e em conversa com o Professor Alberto Sousa e futuramente com a professora Helena Serra criei este projeto.

Os workshops dinamizados por Teresa têm uma outra particularidade, a intervenção não só das crianças, como dos seus pais que as acompanham.

Qual o feedback dos alunos (e pais)? 
Nestes workshops os pais participam e os pais gostaram muito porque nunca têm oportunidade de estar com os filhos nestas atividades.
No workshop “mexo os pés, rodo a cabeça, … danço com o corpo todo” que realizei no passado dia 7 de Setembro, os pais desenharam o contorno dos filhos em papel de cenário e dançaram com os filhos. Como o objetivo do “Darteespaço” (onde foi realizado o workshop) é juntar as diferentes artes, posteriormente eles identificaram as partes do corpo que tinham dançado, no papel também.

Atualmente, Teresa Cortez é professora de dança no Colégio Luso-Francês e professora de matemática em vários centros de explicações no Porto.

Texto de Rita Bastos | eDANCE
Fotografias cedidas por Teresa Cortez

1 comentário:

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE