Index Labels

Danças tradicionais levam jovens a Setúbal

. . Sem comentários:

As danças tradicionais vão aproximar os jovens europeus e ajudar a promover a diversidade cultural no intercâmbio que a Experimentáculo promove em Setúbal, entre os próximos dias 12 e 20 de agosto. Helena Reis, da Experimentáculo, explica que a ideia é poder “trocar ideias e experiências entre jovens de contextos sociais e culturais diferentes”, sensibilizando-os para “problemáticas comuns e outras prioridades europeias”. O projeto, intitulado “Body Moves”, vai reunir 24 jovens de Portugal, Espanha, Grécia e Lituânia. 


A dança é assim o mote para o intercâmbio, que no final permitirá aos participantes criarem a sua própria coreografia, “incorporando o que aprenderam com as danças tradicionais dos países envolvidos”, que será apresentada ao público no dia 19 de agosto. Esta é uma forma de “abrir o projeto à comunidade local, ajudando a derrubar possíveis preconceitos e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva”, refere Helena Reis. 

 

Além disso, as atividades paralelas, que complementam o intercâmbio “Body Moves”, ajudam também “a promover a imagem de Setúbal junto destes jovens”, que assim“descobrem também sobre a história e a cultura setubalense”. Helena Reis revela que é “comum” que jovens participantes de intercâmbios anteriores promovidos pela Experimentáculo regressem a Setúbal mais tarde para passar férias com os amigos. Por isso, sublinha “a mais valia” que este tipo de projeto representa para a cidade.

 

Financiado e certificado pelo programa Juventude em Acção, da Comissão Europeia, o intercâmbio “Body Moves” dá a oportunidade aos participantes de “adquirirem competências pessoais, mas também de melhorarem aptidões profissionais, que poderão colocar em prática mais tarde”. É, assim “uma ferramenta para estarem também melhor preparados” para fazer face às actuais dificuldades económicas e financeiras, refere Helena Reis. Por isso, os intercâmbios europeus de jovens podem ser“mais uma janela de oportunidade aberta na União Europeia”, conclui.


Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE