Index Labels

Dicas para ter Sucesso num Casting

. . Sem comentários:

Se te estás a preparar para um casting de uma companhia de dança, estar bem preparado é essencial para uma forte e confiante performance. Aqui ficam algumas dicas para te ajudar ao sucesso.

3 meses antes do Casting

Faz aulas, muitas aulas
Não existe melhor forma de te preparares para um casting do que fazeres o máximo de aulas que conseguires. Em cada aula, age como se estivesses em palco. Dá o teu melhor, aprende rápido, aplica imediatamente as correções que te são feitas e dança como se estivesses num espetáculo, ou seja, utiliza a tua capacidade de performance para dares à peça que estás a dançar sentimento e sentido que ela pretende ter.
Durante um casting, o júri valoriza o bailarino que aprende rápido, aceita correções e dança como se estivesse num espetáculo.

Sê saudável, sê forte
Os bailarinos necessitam de adotar um estilo de vida muito peculiar para manter a forma, energia, hidratação e força. Não penses que isto significa estar em constante dieta e inibireste de comer o que gostas. Deves procurar alimentos nutritivos para integrar na tua alimentação e fazer deles os teus principais aliados. Enche o frigorifico com fruta, vegetais e carne branca. Descansa, dorme o suficiente, o teu corpo precisa de relaxar. Se te lesionares não te limites a colocar gelo, dá tempo para recuperares. Só tens um corpo, por isso cuida dele. No dia do casting deves sentir-te no teu melhor, com força, energia e relaxado.


1 mês antes do Casting

Nesta altura deverás já ter alguma informação básica sobre o casting. No entanto, caso isso não aconteça, tem em atenção os pontos seguintes.

Currículo - Pode ser pedido que o bailarino se faça acompanhar de foto e currículo impresso. Verifica se a informação estão completa e atualizada e se o currículo está corretamente construído permitindo uma fácil e rápida leitura. Não te esqueças de destacar os marcos mais importantes da tua carreira e formação.


Apresentação - Começa a pensar como te vais apresentar. Algumas companhias poderão dizer exatamente como o deves fazer, o que vestir, como levar o cabelo e o tipo de maquilhagem, outras não dirão nada.


O cabelo deve estar bem penteado e longe da cara. Certifica-te que não se vai soltar quando te moves nem te vai cair na frente da cara.

A tua idade e estilo de dança determinam o tipo de maquilhagem a utilizar. Normalmente, os bailarinos em idade escolar não devem utilizar maquilhagem, exceto quando tal é expresso pela companhia. Em ballet e dança contemporânea, os bailarinos de idade adulta devem utilizar maquilhagem suave e mínimalista. Em outros estilos de dança poderá ser necessária a utilização de maquilhagem de palco.

Também a roupa que deverás utilizar é determinada pelos estilos de dança que vais fazer.
Muitas companhias solicitam que sejam efetuados testes em diversos estilos de dança, assim, levar roupa extra é fundamental. Neste caso, opta por cores neutras como o preto ou marinho, usa maillot e collants, e calções ou calças por cima, assim ficas preparada para qualquer estilo de dança. Já os sapatos devem ser completamente adequados a cada estilo, o que pode exigir a sua troca durante o casting. Utiliza uma peça que te torne memorável perante o júri, pela cor ou originalidade, mas tem cuidado para não exagerares. Certifica-te que todas as peças estão impecáveis, limpas e sem defeitos.
Quando no casting é pedido apenas um estilo de dança, deves vestir-te de acordo com essa modalidade.

1 dia antes do casting

Tem calma! Bebe bastante água, come comida saudável e dorme bem. Tenta não fazer nada que consuma demasiada energia ou te deixe cansado. Prepara tudo o que precisas levar para o casting: roupa, sapatos, acessórios de cabelo, maquilhagem, snacks, água, etc.

Dia do casting

Acorda cedo e assegura-te que tens tempo de te preparar e sentires confortável na roupa que vais usar.
Chega ao casting pelo menos 30 minutos antes da hora marcada, precisas de tempo para observar, aquecer e alongar. 
Em muitos castings será dado um número numa folha de papel que deves colocar em ti. Escolhe uma parte do corpo em que o papel não caia nem te atrapalhe.


Durante o casting

A imagem que passas ao júri começa no momento que entras na sala. Entra confiante, mantém uma boa postura, olha diretamente nos olhos de todos os membros do júri e...Sorri!

Durante a prova mantém esta postura. Não te encostes a paredes ou barras, não te agaches, não cruzes os braços nem coloques as mãos na cinta.

Enquanto aprendes a coreografia, cretifica-te que estás bem posicionado para ter uma boa visão. Se tiveres alguma dúvida ou não conseguires ver algum passo de forma clara, pergunta ao instrutor.
Tem atenção aos pequenos detalhes da coreografia e tenta dançar exatamente como te foi mostrada, o júri quer ver com que exatidão os bailarinos conseguem efetuar a coreografia.
Quando fores chamado para atuar sozinho vai confiante, sorri e posa, mantém os olhos altos. Se te enganares, sorri e continua como se nada tivesse corrido mal.

Depois do casting

No final do casting, agradece ao júri e aos restantes presentes. Eles estiveram a ver-te e sentir-se-ão gratificados se isso for reconhecido. Não comentes nada sobre o casting até saires da sala, se alguém te perguntar alguma coisa, diz apenas que foi uma boa performance.


Em resumo, prepara-te, relaxa, mantem-te calmo e dá o melhor de ti!

Os castings são processos de aprendizagem, por isso, quer sejas ou não selecionado, toma notas das coisas novas que aprendeste, novos passos, novos truques, novos estilos de dança.


Este artigo foi publicado pela Examiner e traduzido pela eDANCE - Marketing e Comunicação em Dança

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE