Index Labels

Equilíbrio e Dança

. . Sem comentários:
Um dos fundamentos primordiais na dança é o equilíbrio. Um ponto que devemos tentar dominar o melhor possível, é dele que precisamos para realizar giros e saltos, bem como toda a movimentação em palco. Quem domina perfeitamente o equilíbrio tem uma enorme facilidade para implementar técnicas elaboradas de cada estilo ou modalidade de dança.

O que é equilíbrio?

É a habilidade de manter o corpo no seu centro. É um estado que se carateriza pelo completo silêncio e o vazio de forças opostas em todos os lados. Só é possível conseguir o equilíbrio através da coordenação de três sistemas do corpo:
  • Sistema vestibular (localizado no ouvido interno)
  • Sistema motor (feito de músculos, tendões e articulações)
  • Sistema visual (este sistema envia sinais visuais dos olhos ao cérebro sobre a posição atual do corpo)
É fundamental ter equilíbrio para uma boa performance de dança, pois este é necessário na deslocação constante do corpo. É importante também rápidas mudanças na posição do corpo, especialmente nos pés, tornozelos, joelhos e quadril. O equilíbrio é necessário para tornar os movimentos suaves e completos.

Exercícios para aumentar seu equilíbrio:

1- Descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos do pé para o chão. É necessário concentrar-se na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedo grande do pé. Puxe para cima e para fora das articulações mantendo os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.

2- Fique em pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo entre o calcanhar e a bola do pé, fique nessa posição por 1 minuto e mude para o outro pé, repetindo o mesmo exercício.

3- Fique em pé com o peso do corpo entre o calcanhar e a bola do pé, levante o calcanhar e gire lentamente para a esquerda cerca de 90 graus sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita mais vezes e alterne os pés. Se o exercício estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.

Caso perca o equilíbrio durante os exercícios, tente recuperá-lo com o mínimo esforço possível, estenda a mão e toque levemente numa cadeira ou na parede com a ponta dos dedos.

Texto de Rita Bastos | eDANCE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE