Index Labels

Dançar ativa a memória e a concentração

. . Sem comentários:
Uma pesquisa, realizada pelo departamento de Gerontologia da Universidade de Campinas, em São Paulo, envolvendo dança e idosos comprova que esta atividade, além de exercitar o corpo, faz bem à memória. Para além disso, ajuda a desenvolver o ritmo, a agilidade, o equilíbrio e a flexibilidade, com consequências diretas para a melhoria do bem-estar e saúde.

Com o avançar da idade, vamos deixando de exercitar a área do cérebro responsável por estas ações, para estimular outras regiões do cérebro, como a que controla a ansiedade e a motivação.

Segundo os pesquisadores, quando se dança, faz-se um esforço maior para memorizar a sequência dos passos, para não invadir o espaço do parceiro, aumentando a concentração acima do normal. Além disso, enquanto de dança, é possível relembrar experiências e sensações vividas no passado, sobretudo nos casos em que a música remete aos tempos da juventude.

Segundo os pesquisadores, os resultados da pesquisa demonstram que a saúde depende de fatores práticos e não apenas do possível investimento em saúde, acreditando que algumas medidas simples podem garantir um envelhecimento saudável e feliz, alertando ainda para a importância da saúde emocional em qualquer idade, mas sobretudo em pessoas mais velhas.

Fonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE