Index Labels

MetaDança 2013 alia-se aos escritores que marcaram Leiria

. . Sem comentários:
A temática da segunda edição do festival MetaDança 2013 centra-se nos escritores que deixaram a sua marca na região de Leiria, com a dança a invadir a cidade durante uma semana.

O ano passado, a temática assinalou o "Rio, Cidade e Património" e, este ano, o "MetaDança 2013 - Leiria na senda dos escritores" vai ao encontro da literatura, nomeadamente dos vários escritores que nasceram ou passaram pela cidade de Leiria, como Eça de Queirós, Acácio de Paiva, Rodrigues Lobo, Miguel Torga e Afonso Lopes Vieira.

"A intenção da Metamorfose - Hábitos em Mutação Associação Cultural [entidade responsável pela organização] é que este festival vá ao encontro de uma relação com o património e a cultura da cidade e que exista uma utilização do espaço público como espaço performativo", explicou à agência Lusa o programador do festival, João Fernandes.

O coreógrafo acrescenta ainda que o MetaDança 2013 dá oportunidade de integrar alunos finalistas e diplomados dos cursos de dança (profissionais e superiores) no mercado artístico-profissional.

"Este ano, estão envolvidos cerca de 40 artistas (criadores e intérpretes) formados ou em formação na Escola Superior de Dança", disse.

O programa do MetaDança 2013 é "bastante diversificado". Além dos espetáculos agendados para o Teatro José Lúcio da Silva, João Fernandes destaca dois eventos para o público infantil, no Museu Moinho do Papel.

"Não posso deixar de referir o `site specific` (performance em espaço público) da Escola Superior de Dança, que vai ao encontro de um dos recentes projetos do município, a `Rota dos Escritores de Leiria`, que será apresentado pelas ruas do centro histórico", sublinhou o responsável pelo programa.

O festival apresenta ainda um espetáculo com uma conversa que "vai explicar projetos comunitários ou com a comunidade na área da dança", através da apresentação do livro "Dançar é Crescer", de Paula Varanda.

Pelo facto de se tratar de um festival em espaço público, as performances escolhidas recaem sobre a "dança contemporânea e danças urbanas".

No entanto, "este ano, a dança contemporânea terá mais destaque", devido à "integração e promoção de jovens criadores no mercado de trabalho profissional artístico, que provêm da arte contemporânea", justificou João Fernandes.

No m|i|mo - museu de imagem em movimento - terão lugar três mostras de vídeo-dança, enquanto o Centro Cívico receberá uma pequena Mostra de Danças Urbanas.

Sem ficar de fora, a Metamorfose também incluirá no festival um projeto da sua autoria: Metad`Artes - Criações Urbanas.

Além dos espetáculos previstos, o festival conta ainda com um ateliê de dança criativa para alunos do 1.º ciclo, que irá promover a literatura, a escrita e a leitura de uma forma divertida através da dança.

João Fernandes afirmou que a recetividade do público "surpreendeu" a organização na primeira edição. "Foi, sem dúvida, um grande sucesso, que levou muitas centenas de curiosos à cidade. Procurámos mudar hábitos e abrir a visão da dança nas suas variadas formas".

O "MetaDança 2013 - Leiria na senda dos Escritores" realiza-se entre 18 a 29 de abril. O festival encerra com duas sessões de cinema "Sonhos de Dança" - Ciclo Pina Bausch, no dia 29 de abril.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE