Index Labels

Mensagem Oficial do Dia Mundial da Dança 2013 pelo Professor Alkis Raftis (Presidente do Conselho Internacional de Dança)

. . Sem comentários:
Em 1973, um grupo de pessoas de vários países reuniram-se no edifício da UNESCO, em Paris, para fundar o Conselho Internacional de Dança (CID). Uma organização mundial para a arte da Música existia já desde há muitos anos, bem como uma organização para o Teatro. Nesse sentido, era natural que a arte da Dança tivesse também uma representação distinta.

Os fundadores eram pessoas activas no campo da dança, nomeadamente do Ballet e da dança Moderna, e os membros continuaram a ser bailarinos, coreógrafos e professores de dança, reconhecidos na sua área e maioritariamente europeus. O famoso coreógrafo alemão, Kurt Jooss, foi eleito como Presidente.

Anos mais tarde, a partir de 1999, a participação foi aberta a personalidades de outros estilos de dança: Tradicional, Contemporânea, Terapêutica, Tango, Indiana, Oriental, etc. Agora pode-se dizer que o CID é uma organização verdadeiramente representativa da arte da Dança, no que respeita a estilos, idiomas, áreas geográficas e funções.

Uma percentagem elevada dos membros provém do meio académico: professores universitários, doutorados, autores de livros de dança, pesquisadores, etc. Organizações como federações, sindicatos, departamentos universitários, associações ou agrupamentos regionais continuam sendo a categoria mais importante de membros.

O portal CID é uma ferramenta útil para qualquer pessoa da área, contendo a lista completa dos membros, bem como os livros e revistas por eles publicados. O Directório Global de Dança é o recurso mais utilizado, reunindo mais de 300.000 profissionais de dança, provenientes de 200 países, uma situação única no conjunto das artes e ciências. O Dia Mundial da Dança é o evento mais conhecido e comemorado em todas as partes do globo.

Cada profissional activo em Dança é convidado a candidatar-se a membro do CID. Os candidatos são admitidos após avaliação de seu perfil, ou depois de serem indicados por outro membro. O número de membros cresce constantemente, como uma prova da vitalidade e abertura da organização.

O Dia da Dança 2013 é dedicado ao 40 º aniversário do CID. Quanto mais forte se tornar o CID mais os dançarinos se vão sentir unidos e capacitados.

Professor Alkis Raftis - Presidente do Conselho Internacional de Dança - CID UNESCO, Paris

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queres publicar as tuas notícias no IDS? Tens alguma sugestão para nós? Envia para indancingshoes@edance.pt

Publicidade

Contribui para o IDS

Andam a dançar por aqui

SEGUE O IDS

PUBLICIDADE