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Carta aberta de uma bailarina que se recusou a participar numa performance da artista Marina Abramovic no MOCA

. . 10 comentários:
No dia 7 de novembro, participei numa audição para a produção da artista performática Marina Abramović no âmbito da gala anual do Museu de Arte Contemporânea (Museum of Contemporary Art ou MOCA) de Los Angeles. Eu quis fazer a audição, porque queria participar no projeto de uma artista, cujo trabalho acompanhei com interesse durante vários anos e porque se tratava de um projeto do MOCA, uma instituição à qual estou ligada enquanto artista residente em Los Angeles. De entre as cerca de 800 candidaturas, fui uma das duzentas selecionadas para a audição. Acabou por me ser proposto o papel de uma das seis mulheres nuas que reencenariam a obra emblemática de Abramović, “Nude with Skeleton” (2002), no centro das mesas, com lugares a chegar aos 100.000 dólares cada. Recusei pelas razões que aqui explano, razões que, acredito, têm de ser tornadas públicas.

Escrevo para abordar três pontos essenciais:
- Primeiro, para juntar a minha voz ao discurso em torno deste evento como artista que criticou a experiência e decidiu afastar-se; uma voz que, eu sinto, tem estado por demais ausente da cobertura dada pelo LA Times e o New York Times.
- Segundo, para clarificar a minha identidade como fonte de informação das condições que são pedidas aos artistas e explicitar o porquê de eu ter optado, até agora, por permanecer no anonimato relativamente ao meu e-mail para a Yvonne Rainer.
- E, terceiro, para alavancar uma mudança no pensamento dos trabalhadores da cultura, considerando o impacto em toda a linha, a curto e a longo prazo, das nossas escolhas pessoais, quer ao aceitar quer ao recusar qualquer tipo de trabalho.
Cada ponto visa apoiar o meu interesse preponderante na organização e formação de um sindicato que assegure padrões laborais e salários justos para os artistas performativos e de belas-artes, dentro e fora de Los Angeles.

Recusei participar enquanto performer porque o que se me afigurou foram algumas horas de trabalho criativo, uma refeição e a possibilidade de estabelecer contactos com outros colegas na mesma linha de ideias e isso resultava num trabalho mal pago. Seria suposto eu ficar ali nua e muda numa mesa em rotação lenta, começando ainda antes de os visitantes chegarem e ficando até depois de eles terem saído (um total de cerca de quatro horas). Seria suposto eu ignorar (permanecendo naquilo a que Abramović chama “modo performático”) qualquer potencial assédio físico ou verbal durante a atuação/exposição. Seria suposto eu comprometer-me com quinze horas de ensaio e assinar um contrato de confidencialidade, onde se dispunha que se eu falasse a alguém do que sucedera na audição seria processada pela Bounce Events, Marketing, Inc., a produtora do evento, no pagamento de um milhão de dólares além das despesas com os advogados.

Eu receberia 150 dólares como remuneração. Durante a audição, não houve qualquer referência a segurança, letreiros ou sinais indicando perigos para os artistas, e quando perguntei qual o tipo de proteção que nos seria dado, responderam-me não nos poderem garantir proteção. Enquanto candidata na audição para este trabalho, tive uma experiência extremamente problemática, potencialmente abusiva e de exploração.

Sou bailarina e coreógrafa profissional, com 16 anos de experiência nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. Tenho um Mestrado em Dança (Belas-Artes) da Universidade da Califórnia, Los Angeles. Enquanto artista profissional a trabalhar para ganhar a vida, na classe média de Los Angeles, sinto-me ultrajada que não existam medidas práticas padronizadas, oficiais ou não, para as condições de trabalho e os benefícios para artistas e performers, ou para as relações entre criador, executante, local de apresentação e produtora, sobretudo quando concerne a indivíduos e instituições tão respeitados e profissionalizados como é o caso de Abramović e do MOCA. Já produzi mais de uma dúzia de trabalhos performáticos, na Europa, com elencos de 15 a 20 artistas. Ao contratar bailarinos, estava obrigada a respeitar uma tabela de remunerações nacional, acordada em base sindicalista, conforme o número de anos de experiência de cada artista. No Canadá, onde executei recentemente uma obra de outro artista, recebi 350 dólares por uma performance de 15 minutos, não incluindo o tempo de ensaio que foi pago em separado, até um total de 35 horas, em conformidade com as normas estipuladas pela CARFAC (Canadian Artists Representation/Le Front Des Artistes Canadiens), criada em 1968.

Se o meu apelo para a criação de normas laborais para artistas parece estapafúrdio, pense-se na associação dos atores de cinema (Screen Actors Guild ou SAG, criada em 1933), na federação americana dos músicos (American Federation of Musicians ou AFM, fundada em 1896) ou na organização de cúpula dos atores e artistas associados da América (Associated Actors and Artistes of America ou 4As, fundada em 1919), que vinculam as indústrias do cinema, teatro e música a padrões de regulamentação e boas práticas para os artistas e entertainers comercialmente ativos. Se existe algum grupo de trabalhadores da cultura que merece normas básicas de trabalho, somos nós, performers, que trabalhamos em museus, cujos instrumentos são os nossos corpos e merecemos respeito e um tratamento humano. Os artistas de todas as áreas merecem um tratamento justo e igualitário e podemos organizar-nos, se nos preocuparmos o suficiente para nos empenharmos. Prefiro dar a cara como a artista franca do que ser a cabeça silenciada, a rodar lentamente (ou, pior ainda, o “arranjo”) no centro da mesa. Quero uma voz, alto e bom som.

Abramović convocou artistas, segundo citou o LA Times, que fossem “tipos fortes e silenciosos”. Sou seguramente forte mas não me conformo com o silêncio nesta situação. Recuso-me ser uma artista silenciosa em assuntos que afetem o meu modo de subsistência e a cultura da minha prática. Há assuntos demasiado importantes para serem silenciados e apenas calho a ser eu a denunciar e a romper o silêncio. Falo em resposta à ética, não ao material ou conteúdo artístico, e sei que não sou a única a sentir o que sinto.

Recusei a oferta de trabalhar com a Abramović e o MOCA (para participar na perpetuação de práticas laborais pouco éticas, exploradoras e discriminatórias) tendo em mente a minha comunidade. Impulsionou-me a trabalhar a favor da criação de normas éticas, direitos laborais e pagamento equitativo para artistas, especialmente bailarinos, que tendem a ser dos artistas mais mal pagos.

Chegou a altura de os artistas de Los Angeles e de todo o mundo se unirem, organizarem e trabalharem para alterarem as discrepâncias degeneradas entre os fundadores ricos e poderosos da arte e os artistas, essencialmente pobres, que estão ao seu serviço e de quem é esperado que propiciem o chamado conteúdo avant-garde, presciente ou “entretenimento”, como é cada vez mais o caso; e que é, afinal de contas, o merchandising ao serviço do dinheiro. Temos de fazer isto, não por causa do que aconteceu no MOCA, mas como resposta a uma necessidade maior (dolorosamente demonstrada nos eventos do MOCA) de equidade e justiça para os trabalhadores da cultura.

Não julgo os meus colegas que aceitaram papéis neste trabalho e eu própria sou vulnerável ao culto do carisma em torno dos artistas que são celebridades. Julgo, antes, as atuais condições sociais, culturais e económicas que fizeram com que se tornasse normal, natural e até horrivelmente banal a exploração dos trabalhadores da cultura, quer seja perpetrada por entidades como o MOCA e Abramović ou autoimposta pelos próprios artistas.

Quero sugerir um outro modo de pensar: quando nós, enquanto artistas, aceitamos ou rejeitamos trabalho, quando participamos na realização de uma obra, mesmo (ou até especialmente) quando não é de nossa autoria, contribuímos para o estabelecimento de padrões e precedentes para a nossa classe e todos os que se nos seguirem.

Em suma, estou grata a Rainer por utilizar a sua posição (sem que eu tenha tido de lhe pedir) de autoridade cultural e respeitabilidade para tornar públicos estes problemas, para que fosse lançado um debate há tanto tempo adiado. Jeffrey Deitch, diretor do MOCA, foi citado no LA Times como tendo dito, em resposta ao e-mail que eu enviei anonimamente e à carta de Rainer, que “A arte versa o diálogo”. Embora eu concorde com ele, a ideia que Deitch tem do diálogo nesta matéria não passa de um paliativo. Pois só obscurantiza uma situação de injustiça, na qual tanto a artista como a instituição provaram ser irresponsáveis ao recusarem reconhecer que a arte não está imune a padrões éticos. Tentemos um novo discurso que comece neste pensamento.

Sara Wookey é artista, coreógrafa e consultora criativa, residente em Los Angeles.
tradução de Susana Canhoto

Texto original

Fonte

10 comentários:

  1. Absolutamente de acordo! É essencial romper o silêncio e denunciar os atropelos à dignidade. Felicito igualmente a qualidade da tradução do texto (infelizmente pouco comum...)

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  2. As observações e a indignação Sao pertinentes . O dialogo entre a arte e o artista necessita se qualificar melhor neste caso .

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  3. Grande tradução.
    E claro está, grande texto!

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  4. Uma nobre atitude a desta artista, eu a apoio e assino em baixo, ficar em silêncio quando a grande democracia americana permite a expressão pessoal diante desse abuso em nome da "arte" é ser pouco racional, fora com Marina Abramovic, essa mistificação do artista.

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  5. Recentemente recusei um trabalho continuado justamente pela posição da artista! Que não convém citar o nome!
    Um produtor, representante da exposição convidou-me a realizar a performance de graça!
    Recusei e pedi a ele que realizasse a performance!!!Simples assim, pois as atuações anteriores eu fui remunerado em comum acordo com a instituição!

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  6. Pertinente o "grito" de basta da Sara. Difícil achar vozes corajosas e esclarecedoras para trazer a tona os podres por detrás das cortinas. Feliz de ler seu "grito". Concordo com Jorge Silva, muito bem traduzido o texto!
    Obrigada Carol por ter me mostrado o artigo.

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  7. q"uando nós, enquanto artistas, aceitamos ou rejeitamos trabalho, quando participamos na realização de uma obra, mesmo (ou até especialmente) quando não é de nossa autoria, contribuímos para o estabelecimento de padrões e precedentes para a nossa classe e todos os que se nos seguirem" perfeita colocação, de acordo.

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  8. Pertinente a manifrestação de Sara Wookey. Há uma banalização da PERFORMNCE e o culto privilegiado de uns poucos. Nada justifica atitudes com "desvalorização" do performer participante. Há que se estebelecer critérios de respeito aos parametros de remuneração ditado por Sindicatos ou Representações de Classe do Trabalhador Artístico. O texto é de coerência fundamental e aponta para a Ética no trato e contrato do Performer-Celebrante, seja ele àquele que lidera mas também todos os que participam dos ensaios e apresentações. Sou Performer com formação no Teatro e na Dança e só posso aplaudir difundir a carta de Sara.

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  9. DE grande importância esta manifestação da artista e que nos traga indignação e atitude em relação a esse descaso com a valorização e remuneração para o trabalho do artista.

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